Uma ação de vândalos na adutora do sistema Pedra do Cavalo, perto da cidade de Santo Amaro, no Recôncavo baiano, afetará o fornecimento de água em cerca de 60% da cidade de Salvador na manhã desta quarta-feira, 16.
O abastecimento ficará interrompido entre 5h da manhã e o meio-dia, período em que técnicos da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) tentarão resolver o problema causado por um grupo de pessoas que invadiu uma área da adutora para roubar água.
Durante a invasão, uma válvula que controla a vazão foi danificada. O problema foi constatado na tarde desta quinta-feira, 15. Ninguém foi preso. Segundo a Embasa, o problema é antigo: desde 2005, a empresa registrou, pelo menos, três casos parecidos.
Os moradores da capital baiana que contam com reservatórios não devem sentir os efeitos da falta d'água. Já quem não tem o equipamento ou mora em regiões elevadas da cidade não conseguirá usar as torneiras durante, no mínimo, 6 horas.
De acordo com nota divulgada pela Embasa, o serviço deve ser regularizado, gradativamente, durante a tarde. Em áreas críticas, o abastecimento levará mais tempo para ser restabelecido.
A Embasa informou, através da assessoria de comunicação, que não tem como evitar as ações de vândalos, pois a adutora de Pedra do Cavalo tem uma grande extensão. O local do roubo, por exemplo, fica em área isolada, longe das cidades, na BA 026.
O órgão não divulgou quais os principais bairros que serão atingidos, mas problemas em Pedra do Cavalo costumam ter reflexo nos seguintes bairros: Calçada, Roma, Uruguai, Jardim Cruzeiro, Vila Rui Barbosa, Ribeira, Boa Viagem, Massaranduba, Alagados, Lobato, Itapagipe, Mares, Baixa do Fiscal, Caminho de Areia, São Caetano, Fazenda Grande, Capelinha, Boa Vista do São Caetano, Alto do Peru, Sussuarana, Tancredo Neves, Mata Escura, Engomadeira, São Gonçalo, Cabula, Pernambués, Alto do Pará, Saboeiro, Calabetão, Narandiba, Arenoso, Mussurunga I e II, São Cristovão, Aeroporto, Base Aérea, Itapoã, Stella Maris, Praia do Flamengo, Nova Brasília, Coqueirinho, Abaeté, Cabula VI, Doron, Retiro, Arraial do Retiro, Patamares e Piatã.
Os bairros do Conjunto Bela Vista, Alto Boa Vista, São Bartolomeu, Conjunto Jardim Campinas, Boiadeiro, Marechal Rondon, Campinas de Pirajá, Pirajá, Loteamento Profilurb, Castelo Branco, Cajazeiras III, IV, V, VI, VII, VIII, X e XI, Don Avelar, Àguas Claras, Porto Seco, Pau da Lima, Jardim Cajazeiras, Vila Canária, Granjas Rurais, Jardim Esperança, Loteamento Marotinho, Sete de Abril, Eva, Nova Brasília, Cana Brava, Fazenda Grande I, II, III e IV, Colinas de Pituaçú, Vale dos Lagos, Recanto da Ilhas, Paralela Parque, Vivenda dos Pássaros, Mata Atlântico, São Marcos, Jardim das Limeiras, Bosque Imperial e Avenida São Rafael também terão o fornecimento interrompido.
Conjunto Valéria I e II, Lagoa da Paixão, Recanto da Lagoa, Valéria, Conjunto Antônio Franco, Paripe, Estrada da Base, São Tomé, Bate Coração, Vila Naval, Conjunto Ilha de São João, Alto de Coutos, Loteamento Nossa Senhora de Periperi, Praia Grande, Plataforma, Alto do Luso, Loteamento Ilha Amarela, Itacaranha, Conjunto Senhor do Bonfim, Loteamento Planalto Real, Alto da Terezinha, Escada, Rio Sena, Conjunto Mirantes de Periperi e Conjunto Colina de Periperi também serão afetados pela interrupção.
Além das ilhas de Bom Jesus dos Passos e dos Frades e as cidades de Lauro de Freitas, Candeias, Simões Filho, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Amélia Rodrigues, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe e Santo Amaro.