Expressão no palco e bom humor eram marcas registradas de Augusto Omolú, segundo amigos e colegas do Balé Teatro Castro Alves (BTCA). Considerado um dos maiores expoentes da dança afro da Bahia, ele foi professor da Escola de Dança da Fundação Cultural (Funceb) e professor e coreógrafo do Balé Folclórico da Bahia.
Diretor artístico do BTCA, Jorge Vermelho falou bastante emocionado sobre Augusto. "Ele carregava tudo o que há de mais intenso que um ser humano pode dedicar a algo que faz . A violência varreu ele de cena e da vida das pessoas", lamentou Vermelho.
Ele contou que os dois se encontraram pela última vez em uma reunião quinta-feira passada: "A gente conversou e ele disse que estava muito feliz de ter retornado da Dinamarca, há cerca de dois anos, e satisfeito por morar naquele lugar, que ali ele encontrou a paz e a tranquilidade. Para nós, fica um vazio".
Rosa Barreto, dançarina do BTCA, reforça o coro: "Omolú transmitia experiência e uma energia muito boa para quem dividia o palco com ele. Fazia questão de dividir tudo o que sabia com os colegas. Era um mestre".
Diretor do Balé Folclórico da Bahia, Vavá Botelho contou que a companhia já estava em fase de remontagem de Dança de Origem, coreografia criada por Augusto Omolú para a estreia do Balé Folclórico.
"A partir de julho, ele participaria da remontagem, porque nada melhor que o criador para fazer isso. Tomei um grande susto. Ele era da paz, feliz", disse Botelho.
Ele e Augusto foram colegas de dança desde a década de 1980. "Ele foi o grande responsável pela modernização da dança afro. Os outros profissionais adquiriram esse saber dançar, ele já nasceu sabendo", apontou.
Candomblé - Em nota de pesar enviada na tarde de ontem, a equipe do Teatro Castro Alves lamentou o acontecido, e ressaltou que a história de Augusto Omolu se confunde com a própria história do Balé TCA.
"Durante o percurso como artista, Augusto Omolú foi responsável pelo desenvolvimento de uma dramaturgia da dança dos orixás, inspirada nas raízes do candomblé brasileiro e com base nos princípios da antropologia teatral. O artista é criador de um estilo único e particular fundado nos elementos da dança brasileira de matriz africana", segundo a nota.