Quem optou nesta terça-feira, 2, pela praia no feriado teve que redobrar a atenção. Pela manhã, de Ondina a Itapuã, a equipe de A TARDE constatou a presença de apenas quatro salva-vidas, vistos em Jaguaribe, Jardim de Alah, Pituaçu e Patamares, respectivamente.
Em greve desde o último dia 10 de junho, os funcionários aderiram à paralisação do Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindiseps). Desta forma, apenas 40% dos servidores estão em atividade.
De acordo com o salva-vidas Ernesto Barreto, os funcionários têm feito revezamento, para não deixar de atender a população nos feriados e finais de semana nas praias onde o mar é normalmente mais violento.
Os salva-vidas reivindicam o aumento do salário, atualmente de R$ 580; a implantação de assistência à saúde e de plano de cargos; a aquisição de veículos e equipamentos para salvamento e proteção. Além disso, a categoria exige a reforma da sede do Salvamar e dos mirantes da cidade; a construção de um centro esportivo, para treinamento físico, e a realização de concurso público para a entrada de, pelo menos, mais 200 profissionais.
Previsão do tempo - O tempo deve continuar ensolarado nos próximos dias, segundo observações do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Até o próximo domingo, a temperatura na capital baiana deve variar entre 23° C e 28° C. Por conta do bom tempo, os soteropolitanos e turistas devem redobrar a atenção com o mar.
De acordo com informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), apenas oito praias da capital baiana estão próprias para o banho. São elas São Tomé de Paripe, Bogari, Boa Viagem, Porto da Barra, Amaralina, Pituba, Farol de Itapuã e Stella Maris.