Os servidores técnicos administrativos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) pretendem fazer manifestação a partir das10h desta quinta-feira, 11, no Saguão do Complexo Hupes, próximo ao Hospital das Clínicas, no bairro do Canela, em Salvador. De acordo com o sindicato da categoria, no mesmo dia, a partir das 12h, a classe deve sair em passeata do Campo Grande com destino à Praça Municipal. Também nesta quarta, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deve realizar manifestação, integrando às ações nacionais coordenadas pelas centrais sindicais.
Segundo o coordenador-geral do sindicato, Renato Jorge Pinto, o objetivo do movimento é pressionar a abertura da negociação com o governo federal, por meio do Ministério do Planejamento e Educação, além de fortalecer a pauta da Campanha Salarial Unificada 2013 do conjunto dos trabalhadores dos serviços públicos lançada em 22 de fevereiro deste ano. "Até o momento, não obtivemos qualquer posicionamento por parte do Governo Federal sobre as reivindicações", afirma Pinto.
A categoria exige a definição da data-base em 1º de maio, política salarial permanente, com reposição no mínimo da inflação inflacionária; valorização do salário base e incorporação das gratificações; cumprimento por parte do governo dos acordos e protocolo de intenções firmados; além de ser contra qualquer reforma que, segundo eles, retire direitos dos trabalhadores, seja com projetos de lei, medidas provisórias e decretos contrários aos interesses dos trabalhadores no serviço público, com supressão do Artigo 78 da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Eles pedem ainda reajuste salarial, igualdade entre ativos e aposentados, anulação da reforma da previdência de 2003. Também são contra a privatização dos hospitais universitários e da previdência do servidor.
Segundo a assessoria da Ufba e da UFRB, com a paralisação, as administrações de ambas as instituições, assim como a área acadêmica não serão prejudicadas. Conforme as assessorias, as aulas serão mantidas normalmente em todos os campus das universidades.