A XI Semana Baiana de Divulgação das Hepatites Virais e Semana de Diagnóstico de Hepatites Virais, iniciada no domingo, 28, com apoio da Secretaria Municipal da Saúde, promove testes rápidos para identificação das hepatites virais, HIV e sífilis até esta sexta-feira, 2, em Salvador.
Só na capital baiana, entre 2008 e 2013, 2.865 pessoas já foram contaminadas pelo vírus. Deste número, 280 apenas este ano. A vacinação é gratuita e os interessados poderão se dirigir ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA - Dendezeiros) e Serviço Municipal de Assistência Especializada (Semae - Liberdade).
Além do serviço oferecido pelo evento, os postos de saúde do município disponibilizam a dose para a população de 0 a 49 anos, além dos grupos vulneráveis (profissionais da saúde, homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, policiais, manicures, profissionais do sexo, coletores de lixo domiciliar ou hospitalar, doadores de órgãos ou de medula óssea, vítimas de abuso sexual e pessoas imunocomprometidas).
Estão previstas também atividades educativas, com distribuição de folhetos informativos nos Hospitais Irmã Dulce e Manoel Vitorino, Estação Rodoviária de Salvador e no Shopping Pituba Parque Center.