A Unidade de Saúde da Família (USF) de Pituaçu, em Salvador, voltou a funcionar nesta terça-feira, 29, após ser reformada. Segundo a agência de comunicação da prefeitura (Agecom), a unidade atende 350 pessoas por dia na região.
A USF conta com três equipes de saúde da família, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, duas equipes de saúde bucal, com dentista e auxiliar de consultório dentário, e 11 agentes comunitários de saúde.
A unidade conta, também, com serviços complementares como curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, marcação de consulta para outras especialidades e outros exames, distribuição de medicamentos básicos e fornecimento do Cartão SUS.
Ainda conforme a Agecom, são prestados atendimentos nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme.
O secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, lembrou que a unidade foi inaugurada em 2006 para substituir o antigo posto de saúde do bairro. Essa foi a primeira reforma da USF.
Ainda conforme o secretário, no próximo mês, estão programadas mais 21 inaugurações e, até março de 2014, cerca de 90 unidades estarão requalificadas ou em processo de requalificação.
Na inauguração, o prefeito ACM Neto também informou que já autorizou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) a localizar terreno adequado para a implantação de um Multicentro no Distrito Sanitário da Boca do Rio, que irá ampliar a atenção à saúde na região.