Os primeiros dados da pesquisa sobre a qualidade da educação infantil na Bahia - elaborada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) - serão divulgados na próxima segunda-feira, dia 4, no II Encontro Estadual do Proinfância, que acontece no Othon Palace Hotel.
Com o tema "O currículo da/na educação infantil e suas múltiplas linguagens", gestores, coordenadores pedagógicos e professores da área discutirão, entre outros assuntos, sobre a construção de currículos e propostas pedagógicas que resultem na melhoria da qualidade da educação infantil no estado.
O Proinfância Bahia tem como principais objetivos proporcionar orientação e assessoramento pedagógico a 244 municípios do interior do estado, contribuindo para a construção de uma educação de qualidade. Durante todo o ano, as equipes do projeto atuaram, por meio de visitas em dez polos regionais, em várias reuniões técnicas e encontros de formação.
Pesquisa
A pesquisa, feita em 229 municípios do interior do estado, mostrou que aproximadamente 45% das escolas municipais de educação infantil no estado não possuem proposta de ensino.
"A proposta pedagógica é um documento que define os objetivos de ensino e quais estratégicas serão utilizadas para alcançá-los. Toda escola de ensino infantil precisa ter a proposta para dar subsídios às crianças", explica a coordenadora-geral do Proinfância na Bahia, Marlene dos Santos.
"O encontro traz para os professores e coordenadores pedagógicos mais alguns aspectos sobre o currículo e as propostas da educação infantil no Brasil", completa a coordenadora.
O debate será realizado numa articulação com o IV Encontro Estadual de Educação Infantil do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI) e o V Encontro da Região Nordeste do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib).
A expectativa é que cerca de 700 profissionais da área educacional compareçam ao evento que será realizado até a próxima quarta-feira.
Proinfância
O Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) foi criado em 2007 e faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação.
O governo federal criou o Proinfância por considerar que a construção de creches e pré-escolas, bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação no Brasil.
O principal objetivo do programa é prestar assistência financeira ao Distrito Federal e aos municípios, visando garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da rede pública.
Uma das características do programa é oferecer às prefeituras projetos arquitetônicos padronizados para a construção das unidades, disseminando o conceito de padrão construtivo mínimo para creches e pré-escolas.
Em situações particulares, os entes federados podem também desenvolver seus próprios projetos arquitetônicos, atendendo a aspectos ergonômicos, de segurança, acessibilidade, conforto, higiene, entre outros.
As unidades construídas no âmbito do Proinfância são dotadas de ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças.
Entre estas salas de aula, sala de informática, bibliotecas, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço.