Inema não aconselha banho de mar em tempo chuvoso
Dezessete praias da Região Metropolitana de Salvador (RMS), das 34 analisadas, estão impróprias para banho, de acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema). Dessas, 14 são em Salvador e três, em Lauro de Freitas.
O Inema chama atenção para que os banhistas evitem as praias de Periperi (atrás da estação Férrea), Penha (em frente à Igreja N. S. da Penha), Bogari (em frente ao Colégio João Florêncio Gomes), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família), Boa Viagem (ao lado do Forte), Roma (atrás do Hospital São Jorge), Canta Galo (atrás da antiga fabrica da Brahma, atual FIB), Ondina (em frente ao posto Shell), Rio Vermelho (em frente à Igreja N. S. Santana), Pituba (em frente à Rua Paraíba, próximo ao Ki-Mukeka e atrás do antigo Clube Português), Armação (em frente ao Clube Inter. Pass), Boca do Rio (em frente ao Posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas e em frente ao Posto Salva Vidas de Patamares), Vilas do Atlântico (trecho situado entre a Praia de Paquetá e Leblon) e Buraquinho (em frente à barraca de praia Chalé).
O instituto lembra que se deve evitar o banho de mar em tempo chuvoso e não é aconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.
De acordo com o Inema, quando a praia apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais, em mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, é considerada imprópria.