Aparelhos de som foram apreendidos durante a operação
Três bares foram notificados e autuados por poluição sonora no Condomínio Parque Campinas, na Estrada de Campinas, em Pirajá, pelos fiscais da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom).
Ainda durante a ação, os bares da Vera e do Zé, na Ladeira do Acupe, foram orientados para que não desenvolvam atividade sonora sem autorização da autarquia. Além disso, seis equipamentos de som de veículos foram apreendidos por estarem emitindo índices sonoros acima do permitido em lei.
As ações aconteceram entre os dias 19 e 22 de dezembro, nos bairros de Pirajá, Paripe, São Thomé, Acupe de Brotas, Ribeira, Bonfim, Boa Viagem, Caminho de Areia e Mont Serrat.
Operação Silere
Outros dois bares que estavam causando poluição sonora na Rua Silveira Martins, no Cabula, foram multados por agentes da Sucom, durante Operação Silere, entre os dias 19 e 21 de dezembro. Os bares Espetinho do Luan e Point do Mocotó tiveram, ainda, aparelhagem sonora apreendida.
Dezesseis proprietários de veículos que estavam emitindo índices sonoros acima do permitido em lei foram multados e 39 aparelhos de som foram apreendidos nos bairros de Sussuarana, Tancredo Neves, Estrada das Barreiras, Cabula, Mata Escura, Vila Canária, Estrada Velha do Aeroporto, Fazenda Grande I, III e IV, Cajazeiras II, V, VIII, X e XI, Brotas, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas, Nordeste de Amaralina, Rio Vermelho, Pituba, São Caetano, Marechal Rondon, Pirajá, Lobato, Alto do Cabrito, Suburbana e Águas Claras.
Legislação - De acordo com a Lei Municipal 5.354/98, os níveis máximos de som e ruído em Salvador são de 60 decibéis (dB), entre 22h e 7h, e 70 dB das 7h às 22h. Denúncias de poluição sonora devem ser direcionadas à Sucom, pelo telefone 2201-6660. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.