Terreno leiloado inclui área do antigo Camping Clube do Brasil
Um terreno, em Itapuã, com lance inicial de R$ 23 milhões, extensão de 26.780 m² e acesso direto à praia, vai ser leiloado pela prefeitura de Salvador nesta segunda-feira, 9. O leilão está marcado para acontecer na sede da Secretaria da Fazenda, a partir das 10h. A área inclui o antigo Camping Clube do Brasil.
A Secretaria de Fazenda explicou em nota que objetivo é adquirir, com o dinheiro arrecadado, espaços úteis para as áreas de saúde e educação, onde serão construídos postos de saúde e escolas.
O edital informa que a área é ideal para a instalação de hotéis e está localizado "entre Itapuã e Stella Maris", sem se referir a detalhes, região onde estão localizados grandes hotéis e resorts de luxo. A região tem a maior média de ocupação e cobrança de diárias de hospedagem de Salvador.
Outro atrativo do terreno é estar próximo ao Aeroporto de Salvador, além de acesso ao Centro Industrial de Aratu e ao Polo Petroquímico de Camaçari. A área, a apenas 30,4 km do Centro Histórico, está próxima às praias do litoral norte.
A alienação do imóvel foi autorizada pela lei Nº 8655/2014, aprovada pela Câmara ano passado. A licitação é aberta a interessados todo o Brasil e o edital pode ser consultado na página da Sefaz.
O calendário de alienações conta ainda com 59 terrenos previstos para venda ao longo de 2015. Os terrenos a serem vendidos também estão no site.
Protesto
A associação de campistas de Salvador, realiza neste domingo, 8, um protesto contra o leilão do terreno. "A prefeitura não divulgou, mas no terreno que ela vai leiloar amanhã, funciona um camping há mais de 40 anos", informou Flávia Diniz, conselheira da associação. O grupo se concentra na rotatória próximo ao terreno e ao Hotel Catussaba e armaram barracas de camping no local.
Ainda segundo a conselheira não houve consulta popular e a associação não foi informada do leilão. "Ao contrário do que o prefeito disse, que já fomos notificados e teriamos de sair até o dia 8 de março, não recebemos nenhuma notificação".