A TARDE flagra mais um caso de motorista que utiliza normalmente o celular
Na última semana, A TARDE passou por diversas avenidas de Salvador para observar o comportamento dos condutores em relação ao celular e percebeu que o aplicativo WhatsApp, que virou febre, é um dos mais utilizados ao volante.
O público jovem é o que mais utiliza os aplicativos, mas é comum encontrar motoristas realizando chamadas. Num dos casos observados, um condutor ocupava duas faixas, com o aparelho na mão direita, lendo e respondendo mensagens. Outro, ao ver um agente da Transalvador na avenida ACM, abaixa o celular e volta a utilizá-lo após passar do ponto de fiscalização.
O estudante Marcus Vinícius Souza, 19, condena o uso do dispositivo móvel na direção. Ele confessa já ter utilizado o aparelho enquanto dirigia, mas reconhece os riscos. "É algo extremamente perigoso, pois você acaba perdendo o tempo de reação, caso precise agir rapidamente", opina.
Já o caminhoneiro Rafael Santos, 24, considera a prática uma "burrice", principalmente para os profissionais de condução veicular. "Se desviarmos nossa atenção por poucos segundos, o caminhão pode fazer desvios involuntários, que podem ser irreversíveis", diz.