Rui Costa visitou a Rocinha, na região do Largo do Tanque, bairro de São Caetano
O governo estadual anunciou na noite desta quinta-feira, 3, investimento de mais R$ 80 milhões em obras de contenção de encostas em Salvador e Candeias, na região metropolitana.
Segundo o comunicado, a liberação oficial do investimento será em um evento na próxima quarta, 9, com a presença do ministro da Integração, Gilberto Occhi, do governador Rui Costa e dos prefeitos de Salvador, ACM Neto, e de Candeias, Sargento Francisco.
Conforme o balanço do Programa de Prevenção de Desastres Naturais, do governo do estado, dez obras de contenção de encostas na capital já foram concluídas este ano, em Cajazeiras, Águas Claras, Pau da Lima, Castelo Branco, Nova Brasília, Retiro, São Caetano e Boca da Mata. Outras 18 áreas estão com obras autorizadas e em andamento.
O pacote, que prevê recursos de R$ 156 milhões para intervenções em 98 áreas de risco em Salvador, conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por meio do Ministério das Cidades.
"É uma obra de infraestrutura, mas que tem como objetivo maior garantir a segurança e a paz de famílias que vivem em estado permanente de alerta. A Conder vai ser a responsável pela execução das obras nas duas cidades", disse o governador Rui Costa, para quem "torna-se absolutamente urgente a realização desses serviços para garantir a vida das pessoas".
Casas
De acordo com Rui Costa, que conversou com o ministro Occhi nesta quinta, a União garantiu recursos para o início, ainda em setembro, da construção de mais residências pelo programa Minha Casa, Minha Vida para famílias que vivem em áreas de risco no estado.
"Pedimos cinco mil casas e vamos dar início a essas obras ainda este mês. Elas serão destinadas às famílias que estão em aluguel social ou que serão desapropriadas para essas obras", explicou o governador.