Sepultamento do corpo transcorreu em clima de comoção, às 15h desta segunda-feira, 4
A primeira segunda-feira do ano foi dia de despedida para profissionais de comunicação, autoridades, amigos e familiares que conviveram com o publicitário Fernando Oliveira de Carvalho, 77 anos. O sócio-fundador da agência Morya (antiga Publivendas) e ex-prefeito de Maracás foi sepultado às 15h, no Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, em Salvador.
O publicitário estava internado há 60 dias no Hospital Aliança e morreu na noite de domingo, 3. Nascido em Santo Amaro, em 1938, ainda jovem foi viver em Salvador e começou a trabalhar como corretor de imóveis e depois incorporador.
Mas foi na publicidade que se destacou e atuou durante 40 anos. Foi presidente e fundador da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap-BA) e do Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro-BA).
Em 1984, recebeu o prêmio de publicitário do ano. Foi prefeito de Maracás de 1996 a 2004. Ganhou, do Sebrae, o prêmio de "Prefeito Empreendedor". Em sua gestão, estimulou o desenvolvimento da agricultura familiar e Maracás passou a ser conhecida como a 'cidade das flores'.
O publicitário e colunista de propaganda Nelson Cadena acompanhou a trajetória de Carvalho. "Foi uma pessoa que ajudou a publicidade a ter uma visibilidade maior. Ganhou prêmios nacionais e internacionais na política. A minha relação com ele e dele com todos os profissionais da comunicação foi sempre positiva. Nizan Guanaes, que é hoje um dos acionistas da Morya, costuma dizer que a empresa tem o DNA de Fernando Carvalho", contou.
O amigo Roberval Luania, da Central do Outdoor, trabalhou com ele na época da Publivendas. "Era uma pessoa boníssima, não tinha inimigos. Ele significa muito para o meio", disse, emocionado.
Renato Tourinho, vice- presidente da Abap e diretor da Propeg, também prestou as suas homenagens. "Fernando deixa exemplos inigualáveis: competência, honradez, profissionalismo, muita criatividade na publicidade. Essa geração que vem aí tem muito que aprender com o que ele deixou", disse.
O irmão, Otávio de Carvalho, foi fundador da Publivendas. "Ele foi um continuador do que comecei e fez um trabalho muito respeitado, tanto na Bahia como no Brasil todo", disse.
Autoridades
O governador Rui Costa esteve presente. "Por onde passou, ele deixou uma marca da seriedade, do bem feito, tanto no público quanto no privado, marcou história na publicidade da Bahia e, como gestor público, marcou a história da cidade de Maracás. Um homem de bem, pai, avô, deixa uma coisa boa para quem o conheceu", relatou o gestor.
O prefeito ACM Neto lembrou da convivência com ele. "Foi um dos pioneiros na publicidade. Exportou quadros para o Brasil. Com ele, a publicidade se tornou uma das coisas mais fortes do nosso estado. Quando era prefeito e eu deputado federal, convivi com ele. Uma figura humana extraordinária. Foi muito amigo do meu avô [ACM], amizade cultivada de lado a lado. Lembro da emoção de Fernando quando meu avô morreu", conta.
Fernando Carvalho deixa a esposa, Adailda Carvalho, e dois filhos, Cláudio e Fernando Carvalho Filho, além de netos.