Dados foram divulgados em coletiva realizada nesta quinta-feira, 7
Cerca de 80% dos 40 mil leitos de hotéis existentes em Salvador já estão reservados para o Carnaval. Apesar da boa previsão, após o ramo ter tido 97% de ocupação durante o Réveillon, o ano de 2015 foi o pior para o setor desde 2012, com 53,63% das vagas preenchidas.
O balanço dos dados foi divulgado nesta quinta-feira, 7, durante uma coletiva de imprensa realizada na sede da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), que tem agora como presidente o empresário Glicério Lemos, empossado na entidade no último dia 1º.
O ocupação hoteleira na capital baiana vem sofrendo uma curva descendente nos últimos quatro anos, a partir de 2012 (58,76%). No ano seguinte, 2013, a taxa foi de 53,27%. Em 2014, caiu para 55,64% e, no ano passado, chegou a 53,63%.
O fechamento do Centro de Convenções, no Stiep, para reforma, é apontado pelo presidente da ABIH-BA como um dos fatores que colaboraram para a queda na ocupação. Para o setor hoteleiro, o equipamento é fundamental para aquecer o turismo de eventos na baixa estação.
"O fechamento do centro compromete toda a estrutura de turismo pensada ao redor do equipamento, além de gerar prejuízos ao setor e causar desemprego", afirmou Lemos, ao reiterar que nove mil postos de trabalho no ramo foram extintos em 2015.
Em nota, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) informou que as obras no Centro de Convenções devem estar prontas no fim deste semestre. As intervenções incluem recuperação das estruturas metálica e de concreto, do Teatro Iemanjá e adequação das escadas de emergência.

Estabelecimentos tiveram ocupação significativa no Réveillon, segundo balanço da ABIH (Foto: Luciano da Matta / Ag. A TARDE)
Outras carências
A falta de estrutura na orla da capital baiana por quase uma década, as condições do aeroporto, a sobreoferta de hotéis, a falta de publicidade do destino Salvador também contribuíram para os números negativos nos últimos anos, segundo avaliação de Lemos.
Entretanto, em nota divulgada nesta quinta, pela Prefeitura de Salvador, a gestão municipal foi apontada pelo Ministério do Turismo como uma das melhores do Brasil em práticas turísticas no ano passado.
Conforme a publicação Boas Práticas em Turismo 2015, a Empresa Salvador Turismo (Saltur) tem sido vitrine nacional ao usar a experiência com a Copas das Confederações 2013 e do Mundo de 2014 na gestão de recursos do calendário de eventos da cidade.
Além de Salvador, foram listadas Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Bonito (MS), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Jijoca de Jericoacoara (CE), Maraú (BA) e outras.
Orla
"Com a requalificação de diversos trechos da orla, houve uma ocupação significativa, sobretudo na Barra, no Réveillon", mensurou Lemos. "Mas precisamos que a prefeitura solucione a questão das estruturas que substituíram as barracas de praia", acrescentou.
A Secretaria Municipal de Turismo informou que os quiosques de Piatã, cuja abertura estava prevista para o fim do mês passado, devem ser entregues no próximo dia 20. Já as estruturas do Rio Vermelho devem ser disponibilizadas no dia 29.
Em Itapuã, os espaços ainda não têm data definida para ocupação.