A meta do programa é oferecer nove mil vagas até 2018
Os primeiros 28 estudantes egressos da educação profissional selecionados por meio do programa Primeiro Emprego para trabalhar nas secretarias e outros órgãos estaduais já estão atuando em suas áreas de formação.
A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 17, pela Secretaria de Comunicação estadual. Segundo o comunicado, o grupo integra os 500 convocados, em março deste ano, a partir de um ranking baseado no desempenho escolar.
Eles foram contratados com carteira assinada e começaram a trabalhar na rede estadual de ensino e na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) na última quarta.
Meta
A meta do programa é oferecer nove mil vagas até 2018. Até agora, segundo o governo, quatro mil jovens foram convocados e o programa busca jovens em mais 12 municípios.
A remuneração nas instituições privadas é a partir de um salário mínimo. Nos órgãos estaduais, além do salário mínimo, o contemplado tem direito a benefícios como assistência à saúde dos servidores estaduais (Planserv), vale-transporte e auxílio-alimentação. Nas duas situações, os estudantes terão suas Carteiras de trabalho assinadas e todos os direitos garantidos.
Para o superintendente de desenvolvimento do trabalho, Alexandro Reis, o programa tem importância ainda maior pelo momento econômico do país: “O programa surge para dar oportunidade aos jovens e pessoas que nunca tiveram experiência de um emprego formal”.