O bairro da Liberdade, em Salvador, receberá, no próximo sábado, 13, a partir das 9h, diversos serviços de cidadania, através do Mutirão da Justiça Social Pacto pela Vida, iniciativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). O projeto é uma parceria entre o Núcleo de Práticas Orquestrais (Neojiba/SJDHDS) e a Rede de Proteção do bairro.
Serão ofertados cursos, oficinas, capacitação e serviços de assistência social, segurança alimentar, justiça, direitos humanos, cidadania, acessibilidade e protagonismo juvenil, além de saúde e atividades de lazer de forma gratuita.
“Essa será mais uma ação do Governo do Estado para levar cidadania à população. E além das ações da SJDHDS, como o Passe Livre, o Procon, a confecção do CPF, do ID Jovem, das aulas oferecidas pelos nossos parceiros dos CSUs, ainda teremos outras entidades parceiras da nossa secretaria, como a Embasa, a Uneb, a SSP, o Tribunal de Justiça, o MP e o Instituto Oftalmológico da Bahia, todas trabalhando em uma grande ação de cidadania a favor da população”, explica, por nota, o secretário Carlos Martins.
Entre os serviços, estão também apresentações musicais, emissão de documentos como certidão de nascimento, CPF e carteira de trabalho, orientação e divulgação das ações do CRAS, orientação sobre doenças como pressão arterial e diabetes, distribuição de livros, investigação de paternidade, entre outros.
Além dos serviços realizados no sábado, haverá uma versão itinerante do Mutirão, que circulará por outras regiões do bairro nos próximos meses, garantindo o atendimento ao maior número de moradores.