Pollyana Moraes* | Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE
Fundação necessita de doações e organiza campanha para minimizar os prejuízos
Após uma ocorrência de furto no Instituto Beneficente Conceição Macedo, localizado no bairro de Nazaré, a fundação necessita de doações e organiza campanha para minimizar os prejuízos. Alfredo Souza Dórea, presidente da instituição, conta que foram roubados colchões, panelas, alimentos e eletrodomésticos. O furto aconteceu na semana passada, segundo funcionários da instituição, durante a distribuição de alimentos para pessoas em situação de rua, em frente à sede.
O instituto funciona como creche para crianças de 2 a 5 anos portadoras de HIV ou que convivem com familiares soropositivos. É uma fundação sem fins lucrativos, existente há 33 anos. Atualmente, além dos serviços de creche, disponibiliza aulas profissionalizantes para cerca de 52 jovens e adultos, atua no auxílio a pessoas em situação de rua e no amparo a pessoas transexuais.
Manhã solidária
A campanha Manhã Solidária acontece neste sábado, 27, e qualquer pessoa pode participar, fazendo doações de itens à instituição. As atividades serão desenvolvidas das 8h às 12h e haverá almoço para os doadores.
“Precisamos de proteínas para alimentação diária das crianças, alimentos não perecíveis, roupas, lençóis, produtos de higiene pessoal. Enfim, tudo que puder nos ajudar”, completa Dórea.
O responsável pela instituição mostrou os itens que já foram recolhidos. “Recebemos panelas, colchões e quase 15 quilos de calabresa. Nos deram ainda dois quadros para leiloar e arrecadar fundos para nossa casa”, conta. “A maioria das doações são anônimas”, diz.
Dórea diz ainda que, além de disponibilizar cerca de cinco refeições diárias para cada criança, o instituto distribui cestas básicas para as famílias. “Depois do furto, não estamos fazendo isso. Buscamos garantir a alimentação dentro da creche, mas sabemos que as famílias que atendemos necessitam desse auxílio”, afirma.
“Nós temos projetos que atendem diretamente pessoas em situação de rua, levando remédios, alimentação, camisinhas e testes rápidos para diagnóstico de HIV. Gerando um resultado positivo para a doença, encaminhamos o soropositivo a instituições especializadas, para que dê continuidade do tratamento”, afirma o presidente.
Depósito bancário
Para doações em dinheiro, a fundação disponibiliza a conta do Banco do Brasil, agência 0904-0, conta-corrente 254.651-5.
* Sob a supervisão da jornalista Rita Conrado