O serviço será realizado na sede da Coordenadoria de Táxi e Transportes Especiais (Cotae) até o dia 27 de setembro
Os transportes escolares de Salvador passarão por nova fiscalização a partir desta segunda-feira, 16. Os veículos serão vistoriados de acordo com o número do alvará, conforme cronograma.
O serviço será realizado na sede da Coordenadoria de Táxi e Transportes Especiais (Cotae), localizada no Vale dos Barris, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30. A taxa da vistoria custa R$ 84,93 e pode ser feita até o dia 27 de setembro. Após o prazo, o taxista é multado em R$ 42,30 e fica impedido de exercer a atividade.
A estimativa da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) é que 900 veículos sejam fiscalizados. São observados pontos como padronização obrigatória dos veículos (conforme artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro), higiene, estado de conservação, condições de tráfego, controlador de velocidade (tacógrafo) medido pelo Ibametro e regularidade dos equipamentos de segurança, além da câmera de ré.
A documentação exigida inclui cartão de identificação, carteira de identidade, comprovante de residência, licenciamento atualizado, carteira de habilitação classe D, comprovante de pagamento da taxa de vistoria, “nada consta” de multas de trânsito e selo GNV.
De acordo com a Secom, caso seja identificado algum problema, o permissionário tem de 10 a 30 dias para solucionar a questão e retornar à Cotae para solicitar nova vistoria.
“A inspeção veicular semestral é indispensável para a segurança dos estudantes e permissionários que trafegam nestes veículos. Nossa obrigação é garantir aos pais que contratam esses serviços que seus filhos estarão protegidos. A manutenção dos veículos e o bom estado de conservação refletem no baixo índice de acidentes”, informou o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, à Secretaria de Comunicação de Salvador (Secom).