Ferry Agenor Gordilho fez a travessia Salvador-Itaparica durante 45 anos
No próximo dia 19, às 12h30, o ferryboat Agenor Gordilho será afundado na Baía de Todos-os-Santos, encerrando o serviço de travessia que prestou durante 45 anos. Com vida útil estimada em 30 anos, o Agenor Gordilho superou essa expectativa e assume nova função: será transformado num recife de corais artificial e habitat de seres marinhos nas profundezas da baía.
O naufrágio controlado é uma das estratégias da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) para dinamizar o turismo náutico na Baía de Todos-os-Santos. Nesta quinta-feira, 3, a Marinha fez a última vistoria na embarcação, verificando se todas as peças, óleos e combustíveis foram removidos para atender às especificações ambientais.
“O naufrágio assistido de embarcações propicia a formação de recifes artificiais, que favorecem o habitat marinho e se convertem em atrativo para visitantes, mergulhadores profissionais e estudiosos. Para que tudo fosse feito com todo o cuidado com a natureza, contratamos uma empresa especializada para fazer a retirada de todo o material contaminante, que pudesse trazer qualquer dano para o meio ambiente. Essa empresa está fazendo um relatório com todos os dados, que será avaliado pela Marinha”, explicou o representante da Setur, Jaime Salgado.
Cuidados
Além da Marinha, as secretarias do Meio Ambiente (Inema), de Infraestrutura (Agerba) e da Administração (Patrimônio) contribuíram para que a Setur possa oferecer o novo atrativo na baía. Todo o processo de estudos e análises durou cerca de dois anos. A data da submersão foi definida depois que os últimos detalhes para a operação foram discutidos entre o secretário da Setur, Fausto Franco, o capitão dos Portos da Bahia, Márcio Gomes Amaral, e o capitão-tenente Herbert Bruno da Cunha França.
De acordo com Alfredo Araújo, especialista em meio ambiente e recursos hídricos da Sema, os cuidados com o desmonte e a limpeza do equipamento foram tomados dentro das normas técnicas. “Esses estudos e cuidados possibilitam que a vida marinha se beneficie do afundamento. A previsão é de que em um ano a embarcação esteja repleta de vida marinha”, afirmou.
Histórico
Com 71 metros de comprimento e 19 metros de altura, o Agenor Gordilho fez a viagem inaugural no sistema ferryboat no dia 5 de dezembro de 1972. A embarcação realizou a travessia Salvador-Itaparica durante 45 anos, até o fim de 2017. Em cada viagem, o ferryboat levou até 600 passageiros e 90 veículos. A embarcação estava parada desde o final de 2017 e custava R$ 10 mil mensais ao estado. Segundo informações da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agerba), pela idade da embarcação, não seria mais indicada a sua reforma.