Ambas as personalidades atuam na promoção da igualdade racial | Foto: Divulgação
O presidente do Olodum, João Jorge Santos Rodrigues, será agraciado pela Câmara de Salvador com a medalha Thomé de Souza em sessão que acontecerá no Legislativo soteropolitano na noite desta terça-feira, 12. Na mesma solenidade, a medalha Zumbi dos Palmares será concedida ao cantor Lazaro Araújo Muniz dos Santos, conhecido como Lazinho.
As duas homenagens foram propostas pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT). Ambas as personalidades atuam na promoção da igualdade racial, no desenvolvimento cultural e das comunidades periféricas da capital.
“São nomes da cultura popular brasileira. Antes de tudo, os dois atuam em frentes para a promoção da igualdade racial, são negros e sabem da luta diária que um semelhante nosso enfrenta no cotidiano, em meio a uma sociedade com grupos racistas e preconceituosos. Lazinho é do tempo que quem praticava alguma arte era subversivo. João Jorge é presidente de um dos blocos afros mais conhecidos do mundo com envolvimento direto na luta por igualdade social, das minorias, das mulheres. São dois merecedores das medalhas”, justificou Suíca.