Em 2020, a ocupação média dos hotéis em Salvador foi de 70,59% I Foto: Divulgação
A ocupação hoteleira em Salvador teve ocupação de 42,51% em fevereiro, mês do tradicional período de alta ocupação em virtude do verão e das festas do Carnaval. No mesmo período do ano passado, o resultado de 2021 foi bem inferior. Em 2020, a ocupação média dos hotéis em Salvador foi de 70,59%.
A diária média de fevereiro também sofreu redução em 2021, com valor de R$ 351,63. No mesmo período de 2020 , a diária média foi de R$ 447,21.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia - ABIH-BA, Luciano Lopes, a segunda onda da pandemia e a lentidão no acesso às vacinas frustraram a esperança de uma retomada do turismo no verão. “Para se ter uma ideia, só nos cinco dias de Carnaval o faturamento dos hotéis de Salvador costumava girar em torno de 156 milhões de reais com ocupação de 95% e picos de até 100%”.
Ele ressaltou que com o agravamento da crise sanitária e o aumento das restrições ao funcionamento da cidade, as dificuldades deverão aumentar com novas perdas de emprego que haviam sido recuperados com a ligeira retomada da atividade a partir de setembro de 2020.
Os números aqui divulgados são fruto da Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), realizada pela ABIH, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – seções Bahia e Brasil.