Cerca de 200 famílias do Movimento dos Sem Teto da Bahia (MSTB) ocupam na manhã desta quinta-feira, 12, uma área no Parque São Cristóvão, em Salvador, para reivindicar a distribuição dos terrenos da prefeitura para a população.
Segundo informações do coordenador geral do movimento, Raimundo Oliveira, conhecido como Dinho, os manifestantes chegaram por volta de 8h e devem permanecer no local por tempo indeterminado.
"Temos uma listagem de demandas para entregar à prefeitura, mas ela não negocia com a gente. Por isso, vamos realizar um enfrentamento em repúdio à venda dos terrenos do Município para a especulação imobiliária. Vamos ficar aqui até que estas áreas sejam doadas para que o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal possam construir as casas para a população", enfatiza.
Raimundo explica que as tentativas de negociação já acontecem há cerca de dois meses. Entre as reivindicações do movimento, está a inclusão das pessoas no cadastro da prefeitura e a posterior criação de um dossiê para ser entregue à Caixa, o que viabilizaria a construção de casas.
"A prefeitura só se baseia na questão técnica, e não na política. Mas assim a gente não resolve as quetões sociais. O Minha Casa Minha Vida, por exemplo, foi uma conquista dos movimentos sociais. Não se trata de mera vontade do gestor, isso vem da pressão popular", conclui o coordenador.