O Woodrow Wilson Center for International Scholars (WWICS), um influente centro de pesquisas e debates de políticas públicas dos Estados Unidos, homenageará o empresário Jorge Johannpeter Gerdau, presidente do Conselho de Diretores do Grupo Gerdau, e líder do Movimento Brasil Competitivo, com o prêmio Woodrow Wilson de Cidadania Corporativa. A médica pediatra Zilda Arns Neumann, fundadora e diretora da Pastoral da Criança, que hoje atende a mais de 2,5 milhões de crianças no Brasil e treze outros países, receberá o Woodrow Wilson Award de Serviço Público.
A premiação dos dois é explicada pelo presidente do Wilson Center, Lee Hamilton, porque os dois trabalharam de maneira incansável para melhorar a qualidade de vida das pessoas em sua própria terra e em outros países. A criatividade e firmeza de propósitos que ambos mostraram em suas áreas de atuação contribuíram também para tornar o Brasil um País relevante e respeitado no mundo, afirmou Hamilton. Um ex-congressista democrata, Hamilton é uma figura influente em Washington. No início do ano, ele e o ex-secretário de Estado republicano, James Baker, co-presidiram uma comissão nacional bipartidária que recomendou a retirada gradual dos EUA do Iraque e a substituição da guerra por uma ofensiva diplomática no Oriente Médio.
O Wilson Center foi criado em 1968 por ato do Congresso americano para imortalizar a memória do ex-presidente Woodrow Wilson, um democrata que governou entre 1913 e 1921. Wilson é o único líder da história dos EUA com origem no mundo acadêmico. Ele foi um influente cientista político e reitor da Universidade de Princeton antes de ingressar na vida pública. Em seus dois mandatos, que abrangeram a Primeira Guerra Mundial, Wilson plantou a semente que levaria à criação da Organização das Nações Unidas, ao final da Segunda Guerra, e os EUA viram nascer três importantes instituições: Federal Reserve (banco central), Comissão Federal de Comércio ( o Cade americano) e o Serviço da Receita Federal.
O presidente da Bovespa, Raymundo Magliano Filho, presidirá a cerimônia de entrega dos prêmios ao empresário Jorge Gerdau e a médica Zilda Arns, que acontecerá durante um jantar no hotel Unique, em São Paulo, no dia 23 de outubro. O evento servirá também para levantar fundos para o Brazil Institute.
O diretor do Estado de S. Paulo, jornalista Ruy Mesquita, foi o primeiro brasileiro a receber o Woodrow Wilson, no ano passado, juntamente com o Maurício Botelho, então presidente da Embraer, aceitou ser presidente de honra da cerimônia em homenagem a Gerdau e a médica Zilda Arns. "O Woodrow Wilson é o único prêmio concedido por uma instituição pública dos Estados Unidos a líderes internacionais",lembrou o ex-embaixador dos Estados Unidos no Brasil Anthony Harrington. O ex-embaixador, que hoje dirige a firma de consultoria global Stonebridge International, é co-presidente americano do Conselho Consultivo do Brazil Institute.