Documentos do arquivo do extinto SNI (Serviço Nacional de Informações) -1964-90-, que estavam sob guarda do Governo Federal, desapareceram, segundo noticiou o jornal a Folha de S. Paulo neste domingo, 04. A investigação feita pela Folha revela que, em resposta a pedidos de papéis do SNI de 1975, o Arquivo Nacional emitiu certidão de "nada consta".
O sumiço do documento comprova o relato de funcionários da chamada "comunidade de informações" do regime militar (1964-85). Eles afirmaram, em conversas reservadas, que muitos materiais feitos pelo Servuço Nacional foram limados dos arquivos.
A procura pelos papéis foi iniciada nodia 15 de dezembro de 2006 pelo jornal. A cópia das "Apreciações Sumárias" do SNI de outubro (mês do falecimento do jornalista Vladimir Herzog, torturado em São Paulo) e novembro de 1975 foi o documento solicitado. Em reposta ao pedido, a Abin afirmou que o acervo do SNI foi enviado para o Arquivo Nacional. Por outro lado, funcionários do Arquivo Nacional dizem que não receberam os papéis.