Dos 2.780 candidatos que deveriam fazer a prova do vestibular 2011 da Fuvest, para a Universidade de São Paulo (USP), neste segundo dia de exames em Campinas (SP), 205 faltaram, o equivalente a 7,3% do total. No segundo dia de provas da segunda fase do vestibular 2010 o índice de abstenção foi de 6,5%. "Está um pouco maior do que no ano passado, mas dentro do esperado e da média do Estado", afirmou o coordenador do vestibular em Campinas, Paulo Leite.
Segundo ele, a abstenção também cresceu 0,3% em relação a ontem, primeiro dia de prova. "Hoje não tivemos notícias de atrasos e tudo está calmo", afirmou Leite. "É menos gente que na primeira fase então é mais tranquilo", acrescentou o coordenador.
Doze minutos para responder cada uma das vinte questões nas provas de hoje da segunda fase da Fuvest é considerado tempo suficiente para garantir boa margem de acertos, na opinião de alguns estudantes que prestam vestibular em Ribeirão Preto. A maior preocupação, no entanto, concentra-se nas matérias de ciência exatas.
Larissa Nunes Galdêncio, 18, da cidade paulista Santa Fé do Sul, disse antes da abertura dos portões: "quando penso em matemática, começo a tremer, mas pretendo me manter calma e vou dar o melhor de mim". Larissa quer ingressar na Faculdade de Educação Física da USP de Ribeirão Preto, assim como Frank Matheus Vasconcelos, 17, de Sertãozinho (SP). "De todos, hoje é o dia", brincou.
A matemática e física também assustam Danilo Soares Peres, 19, de São Sebastião do Paraíso (sul de Minas Gerais), que busca uma vaga na Faculdade de Engenharia Elétrica de São Carlos. "Engenharia requer conhecimento em ciências exatas, mas devo confessar que estou mais preparado para responder às perguntas de humanas", disse.
SantosCom a Baixada Santista lotada de turistas, a estudante Paula Naldinho da Matta, de 20 anos, saiu de sua casa, na Praia Grande, às 10 horas para evitar que problemas com o trânsito a fizessem perder a prova. Ela tenta uma vaga para cursar Física. "Ainda bem que eu saí cedo, pois demorei duas horas para chegar aqui", conta a estudante, uma dos 560 aprovados para a segunda fase do exame que concentra estudantes dos nove municípios da região em um único local de prova, o campus da Universidade Paulista (UNIP), na Vila Mathias, em Santos.
Hoje, os alunos respondem a vinte questões dissertativas de todas as disciplinas. "Acho que hoje que decide, ontem eu fui bem, e acho que dependendo de como eu for hoje já vai dar pra saber se vou conseguir ser aprovada ou não", afirma a jovem, que no último semestre começou a cursar Informática na Fatec de Praia Grande, mas que sonha mesmo em estudar na USP.
A Fuvest tem 10.752 vagas para 38.151 candidatos aprovados na primeira fase e realiza provas em 45 cidades, 23 delas no interior paulista. O exame vai até amanhã, quando serão aplicados os testes específicos para as carreiras escolhidas.