Onze pessoas foram presas hoje durante operação feita por cem policiais de delegacias especializadas do Rio de Janeiro no Morro da Mangueira, na zona norte da cidade. A ação tinha como objetivo prender traficantes que fugiram do complexo do Alemão. Foram apreendidos uma submetralhadora, uma pistola, 10 quilos de cocaína e material para embalar maconha e cocaína.
Quando os policiais chegaram ao morro, houve uma rápida troca de tiros. Os criminosos colocaram barreiras com trilhos de trem para evitar que a polícia conseguisse passar pelo local. Durante operação, a polícia localizou em uma casa uma passagem subterrânea que era usada como fuga pelos criminosos. Dentro da cozinha de uma casa, o túnel tinha 30 metros de extensão por 1 metro de altura e dava acesso a outra residência.
Entre os presos estava Vagner Poliano Ferreira, o Vaguinho da Vila Cruzeiro, apontado como gerente do tráfico de Alexander Mendes da Silva, o Polegar, que controla as bocas-de-fumo do morro. Um adolescente também foi detido. Segundo a polícia, ele estava com a submetralhadora e foi baleado na troca de tiros. Levado para o Hospital Souza Aguiar, ele passa bem.
Da operação participaram agentes da Polinter que tentavam cumprir 30 mandados de prisão. Eles tiveram o apoio de homens da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core). Policiais do 4º BPM (São Cristóvão) deram suporte, patrulhando ruas de acesso ao morro.