A polícia prendeu dois homens acusados de matar o biólogo e professor de cursinho pré-vestibular Usaldo Mendes Ramos, de 56 anos, pai de Fernanda Karina Somaggio, ex-secretária do empresário Marcos Valério, segundo informações da TV Globo. Ela ficou conhecida por ter denunciado esquemas do publicitário, acusado de ser o responsável por pagamentos mensais a deputados federais.
Os dois acusados foram presos em Monte Santo de Minas, cidade vizinha a Mococa, no interior de São Paulo, onde ocorreu o crime. Usaldo foi morto na terça-feira com um tiro na barriga, quando dois assaltantes entraram em sua casa. Ele reagiu ao assalto e foi baleado. A polícia descartou a possibilidade de que o crime tivesse conotação política. Os criminosos confessaram que apenas assaltariam a casa, mas dispararam contra Usaldo porque ele reagiu.
Fernanda Karina, que acompanhou ontem o velório e o enterro do pai em Mococa, disse acreditar numa fatalidade. "Acredito que foi uma fatalidade, mas precisamos reagir, reagir de verdade como uma nação, contra toda essa impunidade", disse ela, que foi candidata a deputada federal pelo PTB de São Paulo em outubro, mas não conseguiu se eleger.
O crimeUsaldo assistia TV na sala quando Marcos Aparecido Maciel, de 34 anos, e Márcio Alves de Souza, de 30 anos, entraram na casa num condomínio fechado no bairro Palmeirinha, usando capuzes. Assim que foi anunciado o assalto, o biólogo teria enfrentado os bandidos, com quem chegou a lutar e rolar no chão. A namorada de Usaldo, Silvana Siconi, dormia num dos quartos na parte superior da casa. Ela contou à polícia que chegou a ver os marginais deixando a casa depois de atirarem em Usaldo. As informações são do Bom Dia Brasil da TV Globo.