A Secretaria Estadual da Saúde iniciará na próxima segunda-feira uma semana dedicada a atividades para prevenir e combater a dengue. Até o sábado da semana que vem, serão realizados eventos por todo o Estado, em parceria com as prefeituras, mobilizando cerca de 25 mil profissionais de saúde para alertar a população e buscar focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. O objetivo é evitar que a dengue retorne com força no próximo verão.
Profissionais estaduais e municipais de saúde organizarão arrastões, panfletagens, teatros, oficinas, palestras, exposições, carreatas, limpeza urbana e recolhimento de entulhos e outras atividades para prevenir a proliferação do mosquito, evitando que as pessoas sejam infectadas pelo vírus da dengue no próximo ano.
Na capital, haverá ação especial do Esquadrão Antidengue da secretaria. Cerca de 50 agentes irão atuar na Vila Sônia, zona oeste da cidade, uma região com grande incidência da doença. Será realizado um arrastão nas ruas do bairro, incluindo visitas casa a casa, distribuição de panfletos, vistoria de terrenos baldios e orientação da população. O esquadrão também seguirá para outros municípios da Grande São Paulo ao longo da semana.