Por causa do feriado em comemoração aos 457 anos da cidade de São Paulo, na terça-feira, dia 25, diversos serviços não funcionarão. Os bancos não abrem, mas as contas que vencerem nessa data poderão ser pagas no dia útil seguinte, sem incidência de multa. Já o rodízio municipal de veículos estará suspenso na segunda-feira e na terça. No transporte coletivo, na segunda-feira o sistema utilizará 70% de sua frota e, na terça, colocará em circulação 50% dos ônibus.
Na área da saúde, os hospitais, prontos-socorros e serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) funcionarão ininterruptamente. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), AMAs Especialidades e Ambulatórios de Especialidades fecham na segunda-feira e só voltam a atender na quarta. Na área de assistência social, na segunda-feira e na terça vão funcionar 24 horas os seguintes serviços: Abrigos/Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência (tels: 3228-5554, 3228-2092, 3228-5668), Centros de Referência da Criança e do Adolescente e Centros de Acolhida (antigos albergues). As unidades que permanecerão fechadas são: Centro de Referência de Cidadania do Idoso, Loja Social, Restaurante-Escola, Centros para Criança e Adolescente, Centro de Referência de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social.
As agências dos Correios funcionam normalmente na segunda-feira e não abrem na terça. Os Centros de Apoio ao Trabalho (CAT), CATs Móveis, Tenda do Trabalhador e as unidades do banco de microcrédito São Paulo Confia instaladas nesses locais e nas subprefeituras também não atenderão o público na segunda e na terça-feira. Mas os postos fixos do São Paulo Confia abrem na segunda, das 9 horas às 15 horas. Já as praças de atendimento das subprefeituras não vão funcionar nos dois dias.
Os postos fixos e móveis do Poupatempo não terão expediente na terça-feira, mas na segunda o atendimento será realizado normalmente. Os postos de atendimento pessoal do Procon também não vão atender na terça-feira. Mas os núcleos regionais da Fundação Procon funcionarão normalmente durante o feriado prolongado. O atendimento telefônico (151) e eletrônico (fax 3824-0717), audiências e administrativo não vão funcionar nesses dias.
Os mercados municipais não abrirão na terça-feira, com exceção do Central Leste e do Vila Formosa, que vão funcionar até as 13 horas, e do Teotônio Vilela, que atenderá até as 14 horas. Entre os sacolões, só abrem o da Estrada do Sabão e o da Lapa, que funcionam até as 13 horas. As feiras livres acontecem normalmente.
Para aqueles que planejam fazer um passeio, os Centros Educacionais Unificados (CEUs) vão abrir na segunda-feira e na terça para as atividades do Programa Recreio nas Férias. Mas as creches municipais que funcionam em sistema de plantão não atenderão nesses dias. Nos Clubes da Cidade, não haverá atividade na segunda-feira, mas na terça eles abrem normalmente. Todos os parques municipais funcionam no feriado, com exceção do Jardim da Luz, que permanece fechado às segundas-feiras.
Quem ficar em São Paulo no feriado também poderá aproveitar para realizar uma atividade cultural. A Biblioteca Mário de Andrade, que estava em reforma, será reaberta para o público na terça-feira. Vão funcionar nos horários habituais os Sítio Morrinhos e da Ressaca, a Casa do Bandeirante, Casa Modernista, Casa do Tatuapé e Capela do Morumbi. A Galeria Olido também abrirá, mas com algumas atividades suspensas.
No Centro de Dança Umberto da Silva, durante toda a semana acontece o III Encontro Internacional de Contato Improvisação. Entre as unidades que não abrem estão os teatros distritais e o Municipal, as bibliotecas, pontos de leitura e Bosque da Leitura, Monumento à Independência e a Casa do Grito. O Centro Cultural São Paulo fecha na segunda-feira e funciona na terça, assim como o Centro Cultural da Juventude.