O bicentenário da chegada da Família Real ao Brasil renderá assunto neste carnaval no Rio. A São Clemente abrirá os desfiles, hoje, às 21 horas, levando para a Avenida Marquês de Sapucaí o mesmo tema das colegas Mocidade Independente e Imperatriz Leopoldinense, que se apresentam amanhã, e pretende celebrar, sob encomenda do prefeito da capital fluminense, Cesar Maia (DEM), os 200 anos da vinda da Corte portuguesa ao País de uma maneira popular. Campeã do Grupo de Acesso do carnaval carioca em 2007, com a apresentação do samba-enredo ?Barrados no Baile?, tema que abordou a crítica a qualquer tipo de preconceito, a escola de samba está de volta ao Grupo Especial este ano. O samba-enredo será ?O Clemente João VI no Rio: A Redescoberta do Brasil...?
A escola foi fundada em 25 de outubro de 1961, em Botafogo, por iniciativa do carioca Ivo da Rocha Gomes, que morava na Rua São Clemente, e participou do primeiro desfile como agremiação em 1962. Do samba produzido pelos colegas que se reuniam para as tradicionais ?peladas? de futebol, nasceu a São Clemente, inicialmente, nas cores azul e branco. A agremiação levou os desfiles tão a sério, que, seis anos após a fundação, fazia parte do primeiro grupo do carnaval carioca.
Para a festa deste ano, a São Clemente levará à avenida o samba-enredo composto por Helinho 107, Ricardo Góes, Naldo, Cláudio Filé, Armandinho do Cavaco e Marcelo Santa Clara. Como carnavalescos, estão Fabio Santos, Mauro Quintaes e Milton Cunha. O puxador é Leonardo Bessa. O mestre de bateria é Gilberto Almeida. A apresentação da escola está prevista para às 21 horas de domingo, primeiro desfile. A escola apresentará na Marquês de Sapucaí um desfile com 4.200 integrantes. A rainha é, por tradição, Bruna Almeida. Também estarão presentes no desfile os ex-BBBs Alan e Sol. O destaque mais famoso será o travesti Rogéria. A São Clemente conquistou o primeiro lugar do Grupo de Acesso do Rio em 2003 e foi vice-campeã em 2001, 1998, 1994 e 1986. Confira o samba-enredo da São Clemente:
O Clemente João VI no Rio: A Redescoberta do Brasil...
No céu brilhou
O azul cintilante refletindo a nobreza
Lisboa se enfeitou
Celebrando a união das realezas
O povo festejou
Para orgulho da Coroa Portuguesa
O reino então se mudou
Meu Rio se transformou
Num grande centro de ?real? beleza
Um verdadeiro paraíso tropical
Entrada régia com florais e esculturas
O ritual do beija-mão é sem igual
O amor impera em sublime poesia
E no palácio a alegria é geral
Com os portos abertos
Surgem amigas nações
Sob o olhar fuzileiro
Adeus Colônia, pois o Rio é capital
Viagens pitorescas... colorindo a cidade
?Pinta? a arte francesa
O aclamado rei de Portugal
Vê chegar a hora da partida
O povo se rende na mais pura emoção
É eterno o carinho ao ?clemente João?
Grande monarca luso-brasileiro
Receba a homenagem do meu Rio de Janeiro
Cerimônia na corte... ?fechou geral?
Maria a Louca ?arrasô? no visual
A São Clemente com requinte e fidalguia
Prepara a festa pra Família Real