Bolsonaro disse que o Supremo o proibiu de agir contra a pandemia de Covid-19 | Foto: Alan Santos | PR
Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarar que o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu o governo federal de agir no enfrentamento à Covid-19, a corte rebateu as declarações e sisse que é de "responsabilidade de todos os entes da federação adotarem medidas em benefício da população brasileira no que se refere à pandemia".
Por meio de nota assinada pela Secretaria de Comunicação Social do órgão, o tribunal ressalta que suas decisões estabeleceram a competência concorrente de estados, municípios e União para atuar contra a pandemia, sem excluir nenhuma esfera administrativa dessa responsabilidade.
Na tarde da última sexta-feira, 15, em entrevista a José Luiz Datena, da TV Band, Bolsonaro atacou o Supremo. "Vou repetir aqui: que moral tem João Doria e Rodrigo Maia em falar em impeachment se eu fui impedido pelo STF de fazer qualquer ação contra a pandemia?", afirmou Bolsonaro
Segundo Bolsonaro, pelo Supremo, ele deveria “estar na praia tomando uma cerveja”. O discurso do presidente reverberou na sua base. Diante da discussão sobre o colapso de saúde em Manaus na semana passada, bolsonaristas passaram a tirar a culta do presidente, argumentando que o STF o proibiu de agir contra a doença.