O diretor Geneton Moraes e o filho de Glauber Rocha, Henrique Cavalleiro
O cineasta baiano Glauber Rocha é tema do documentário "Cordilheira no Mar: A Fúria do fogo bárbaro" (2015), que será exibido no Cine Ceará - Festival Ibero Americano de Cinema. O evento ocorre a partir desta quinta-feira, 18, até a próxima quarta-feira, 24, em diferentes cinemas e espaços culturais de Fortaleza.
O filme, que será exibido domingo, 21, às 18h30, no Cine São Luiz, foi concebido a partir de encontro em Paris, que ocorreu em 1981, entre o jornalista e diretor pernambucano Geneton Moraes Neto, então estudante de cinema, e Glauber Rocha, durante exibição do filme "A Idade da Terra".
Ao voltar ao Brasil, Geneton entrevistou Miguel Arraes, ex-governador de Pernambuco, derrubado pelo golpe militar, e Francisco Julião, ex-líder das Ligas Camponesas. A entrevista abordou os diálogos que ambos tiveram, durante o exílio, com Glauber Rocha.
Após anos de ineditismo, esses depoimentos se somaram a outras dezoito entrevistas sobre o apoio do cineasta baiano ao projeto de abertura política, chamada de "lenta, gradual e segura", do general Ernesto Geisel. A partir disso, o filme discute maniqueísmo, intolerância, simplismo e "patrulha ideológica".