"Um Casamento" terá pré-estreia no dia 2 de maio
Imagens carregadas de memórias afetivas constroem a narrativa poética e delicada de "Um Casamento", novo documentário da artista baiana Mônica Simões, que tem pré-estreia aberta ao público em Salvador, no Cine Glauber Rocha, dia 2 de maio, às 21h.
O filme - primeiro longa-metragem da premiada videomaker, fotógrafa e artista plástica que soma quase 35 anos de carreira - fala sobre o casamento na Bahia dos anos 50, propondo a compreensão de uma época por meio da história pessoal de Maria Moniz e Ruy Simões, pais de Mônica.
Assinado em parceria com o artista nova-iorquino Nicolau Vergueiro, o roteiro traz uma narrativa construída a partir das impressões e reações espontâneas da personagem principal, Maria Moniz, a noiva, ao ser reapresentada a filmes e fotografias antigas do acervo da família.
Essa memória concreta confronta-se a memória subjetiva da própria diretora e da personagem que, diante das câmeras, responde de forma genuína às provocações e lembranças remetidas por aquelas imagens.
Ao mesmo tempo em que retrata uma história pessoal, "Um Casamento" propõe uma releitura sobre as fronteiras entre o público e o privado, abordando conceitos de memória, identidade, apropriação e alteridade.

Maria Moniz e Mônica Simões (Foto: Divulgação)