Pesquisadores baianos vêm desenvolvendo tecnologias para simulação de cenários e análises perspectivas para subsidiar a tomada de decisões estratégicas | Foto: Uendel Galter | Ag. A TARDE | 11.11.2019
A produção de conhecimento, com a aplicação das descobertas pela ciência, tem sido a contribuição do Centro de Supercomputação do Senai Cimatec, no enfrentamento desta pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Desde o início da infecção, em escala mundial, os pesquisadores baianos vêm desenvolvendo tecnologias para simulação de cenários e análises perspectivas para subsidiar a tomada de decisões estratégicas.
Criado entre os meses de abril e agosto de 2020, o projeto do Senai Cimatec tem a parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Repsol Sinopec Brasil.
Os resultados obtidos nas análises de bases de dados públicas e privadas foram aplicados como apoio ao diagnóstico de Covid-19 por meio da identificação de irregularidades obtidas por meio de exames específicos.
Mais utilizados - Entre os mais utilizados, o raios-X e a tomografia computadorizada de tórax viabilizam as projeções, além da simulação de cenários sanitários e econômicos de curto prazo, considerando diferentes medidas de contenção da pandemia.
Os números impressionam: foram integrados, tratados e processados dados provenientes de 130 países, totalizando 880 mil amostras e 50 mil exames, mais os dados econômicos fornecidos por secretarias de Fazenda de 12 estados brasileiros.
Os modelos para identificação da Covid-19, desenvolvidos no projeto, chegam a 94% de acerto, de acordo com dados divulgados pela equipe composta por pesquisadores, profissionais e estudantes de diferentes áreas.
“O incentivo a dar
surras em ministros do
Supremo Tribunal
Federal, (...) o incentivo
à ditadura e ao AI-5
que fecha o Supremo
Tribunal Federal não
são críticas, são
atentados contra a
democracia”
Alexandre de Moraes, ministro do STF, sobre a prisão do deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ)
Negócios com a China
Com o objetivo de favorecer o necessário preparo dos produtores rurais brasileiros para a realização de bons negócios com a China, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu o Agro.br, um seminário virtual com o tema Oportunidades e parcerias no mercado da China. O evento teve a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e apoio da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP).
– A maioria dos brasileiros tem pouco conhecimento sobre o país asiático. O nosso objetivo é ajudar os produtores rurais na construção e desenvolvimento das relações comerciais – disse a analista de investimentos e consultora do escritório da CNA em Xangai, Camila Chen.
Carnaval Social
O Poder Judiciário da Bahia (PJBA), por meio do setor Ação Social e da Coordenadoria da Mulher, participa da ação promovida pelo Projeto Força Feminina, intitulada “O abraço que você pode dar neste verão”. A campanha busca sensibilizar a população em relação às necessidades das instituições sociais de Salvador. Os interessados podem comparecer ao Shopping Center Lapa até a próxima segunda-feira e depositar as doações, que podem ser de alimentos ou materiais de higiene.
POUCAS & BOAS
Com concentração na frente do Fórum Desembargador Filinto Bastos, a OAB de Feira de Santana realizou na manhã de ontem uma manifestação pedindo o retorno das atividades presenciais do Poder Judiciário. O grupo pediu mais diálogo e pontuou que os prejuízos não recaem apenas sobre a classe, mas também sobre a população que depende da resolução de casos na Justiça.
Em Itacaré foram iniciadas ontem as aulas remotas referentes ao ano letivo contínuo 2020/2021, como parte do calendário escolar aprovado pelo Conselho Municipal de Educação. As aulas seguirão o modelo de atividades online, material impresso e materiais gravados e distribuídos pelas redes sociais.
Um evento virtual marcado para hoje às 21h vai debater o processo criativo do espetáculo Revoada, em trabalho solo da bailarina Júlia Gondim e equipe da Pipa Produções. A estreia foi dia 19 de fevereiro, no entanto, o espetáculo está disponível no canal do Coletivo Trippé no YouTube até o dia 26 de fevereiro.