Capa e página interna do livro lançado em dezembro de 2012
A quarta edição do projeto Dia do Livro - Book Day acontece nesta quinta-feira, 28, às 19h30, na biblioteca da Acbeu Magalhães Neto, com um bate-papo sobre o livro Um Século de Jornalismo na Bahia, publicado pela Solisluna Editora em parceria com A TARDE e Rede Educare.
Participam da conversa Ranulfo Bocayuva, diretor do projeto para a realização do livro, Carlos Ribeiro, autor dos textos, e Edivaldo Boaventura, responsável pelo primeiro capítulo da publicação.
"O bate-papo pode ser uma espécie de esclarecimento sobre eventuais dúvidas sobre o processo de criação do livro e de seu conteúdo que é muito abrangente. A cada bate-papo, lançamento, a publicação adquire uma nova vida como um personagem autônomo", diz o jornalista Ranulfo Bocayuva.
Lançado em dezembro de 2012, Um Século de Jornalismo na Bahia foi um dos projetos comemorativos do centenário de A TARDE.
"A ideia do livro nasceu para marcar os cem anos do jornal, mas não se detém a isso. A publicação retrata os cem anos de história republicana na Bahia (1912 a 2012), de maneira que é uma fonte importante para o passado do estado no contexto do que aconteceu no Brasil e no mundo", destaca Boaventura, escritor membro da Academia de Letras da Bahia.
"É um instrumento de pesquisa para historiadores, administradores e economistas, mas sem se restringir somente ao mundo acadêmico", completa ele.
O escritor Carlos Ribeiro, que durante quatro meses realizou a pesquisa que deu origem à publicação, compara a leitura de Um Século de Jornalismo na Bahia a um mergulho na história.
"É interessante reviver os acontecimentos através da ótica do jornal, do momento em que os eventos estavam acontecendo. As páginas retratam as notícias de forma vibrante. É como mergulhar na história de uma forma dinâmica".
No Book Day, também haverá projeção com imagens da obra, de modo a mostrar as transformações pelas quais o diário fundado por Ernesto Simões Filho passou ao longo do século.
"Como jornalista e professor de jornalismo, eu pude ver o desenvolvimento da linguagem, de recursos gráficos e da tecnologia. É uma experiência bem interessante", avalia Carlos Ribeiro.
A publicação, normalmente vendida por R$ 99, no dia do evento terá desconto de 10%, assim como os demais títulos do catálogo da Solisluna.
Projeto Book Day - Um Século de Jornalismo na Bahia / Amanhã, às 19h30 / Acbeu Magalhães Neto / Entrada franca