Banda vai se apresentar nesta sexta e no sábado
Um arrepio quando os tambores do Ilê começam a tocar. Neste domingo, a sensação está garantida pra quem chegar, mas não vai ser no Curuzu: a festa vai ser no ar puro e na liberdade do Parque da Cidade (Itaigara), no projeto gratuito Música no Parque.
O show promete ter ares de celebração: em 2014, o Ilê Aiyê comemora 40 anos de existência. Esta será a terceira vez que a Band´Aiyê participa do projeto que acontece no anfiteatro Dorival Caymmi.
Diretor da Caderno 2 Produções, empresa à frente do Música no Parque, Dalmo Peres afirma que o convite para o Ilê tem tudo a ver com a comemoração.
"Foi uma forma de o projeto render homenagem ao bloco afro mais antigo da cidade. Com certeza o Ilê vai mexer muito com a emoção do público", Dalmo diz.
Segundo ele, a expectativa de público para o domingo é das melhores: cerca de cinco mil pessoas devem estar lá para ouvir o mais belo dos belos. "Vai ser muita energia", afirma.
Show
No repertório da apresentação deste domingo estão os grandes sucessos do Ilê ao longo destes 40 anos. Não devem faltar canções clássicas como Pérola Negra, Depois Que o Ilê Passar, Mãe das Águas e Eu Sou Ilê.
A Band'Aiyê se apresenta no projeto sob a regência do maestro Mário Pam e as canções do setlist estarão presentes no primeiro DVD do Ilê, que será lançado este ano, em comemoração às quatro décadas.
O clima de festa na instituição começou há cerca de uma semana, quando o Ilê elegeu aquela que será sua Deusa do Ébano no Carnaval deste ano: Cynthia Paixão.
Mais Ilê
Para quem quiser passar o fim de semana ouvindo os tambores do Ilê Aiyê, uma boa notícia: neste sábado, 15, também tem apresentação. O grupo realiza mais um de seus ensaios pré-carnaval na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, a partir das 22 horas.
O Ilê recebe como convidados os cantores Daniela Mercury e Magary Lord. A abertura da noite fica por conta da banda Negros de Fé, com um repertório baseado em sambas populares.
Os ingressos do ensaio custam R$ 20 para a pista e R$ 40 para o camarote e podem ser adquiridos na sede do Ilê (Curuzu) ou na boutique da instituição (Pelourinho). Mais informações no telefone (71) 2103-3400.