A partir deste sábado até o dia 22 de abril, a população de Salvador terá uma oportunidade de mergulhar no universo da leitura em suas variadas vertentes. No período acontece a oitava edição da Bienal do Livro da Bahia, que presta homenagem a Portugal, em comemoração ao bicentenário da abertura dos portos brasileiros às nações amigas. Nesta sexta, 13, às 18 horas, acontece no centro de Convenções a cerimônia de abertura para convidados, seguida do lançamento do livro O Texto, ou: A Vida, uma Trajetória Literária, de Moacyr Scliar.
Com atrações para todos os gostos e idades, a feira pode ser visitada diariamente das 10 às 22 horas. Além da oportunidade de encontrar livros diversos reunidos em só ponto de vendas, a Bienal traz espaços paralelos à feira com mesas-redondas, palestras, exposições, atividades lúdicas para crianças e discussões sobre temas da atualidade. Uma das novidades do evento em 2007 é a instalação de salas de videoconferência em municípios do interior baiano, como Barreiras, Itabuna e Santo Antônio de Jesus.
Entre os convidados desta edição estão autores de expressividade nacional, que participarão do Café Literário, espaço destinado a bate-papos descontraídos, onde o público poderá interagir com os autores e conversar sobre variados temas. Zuenir ventura, Moacyr Scliar, Fernanda Young, Amyr Klink e Nelson Motta são alguns dos convidados.
Na Praça da poesia, todas as atenções são para a divulgação da cultura nacional, através da leitura e interpretação de poemas. Já no Espaço Cordel, a personagem principal é a cultura nordestina. O público conhecerá manifestações artísticas ligadas ao cordel, poesia improvisada e ainda uma exposição de folhetos de cordel.
Uma opção para o troca de idéias e debate de temas atuais é a Arena jovem que, apesar do nome, tem atrações para todas as idades. Terão voz discussões sobre mídia, política, o papel do livro e da leitura na atualidade e educação. O destaque vai para a programação do Dia do índio, comemorado em 19 de abril. Na ocasião, estarão presentes cinco representantes indígenas nos debates intitulados O índio na era digital e Os índios por eles mesmos.
A Bienal tem ainda um cantinho especial para a criançada. O pequenos leitores são esperados no Circo das Letras, onde participarão de oficinas, jogral, hora do conto e contador de histórias. O principal objetivo do espaço é aproximar o público infantil dos livros e incentivar o gosto pela leitura. O evento reúne 350 expositores em 150 estandes e espera receber 250 mil visitantes.
Serviço
O que: Bienal do livro da Bahia
Onde: Centro de Convenções da Bahia - Stiep
Quando: De 13 a 22 de abril
Quanto R$ 6 (com direito a R$ 3 de bônus). A entrada é gratuita para professores, bibliotecários, autores, crianças até 12 anos e adultos a partir de 60 anos, mediante comprovação.