Mais uma vez a programação do fim de semana em Salvador é marcada pelo arrasta-pé, com eventos que antecipam o São João do interior na capital. O show da Saia Rodada, o ensaio da Estakazero e a apresentação da Colher de Pau são algumas das festas que serão realizadas entre sexta-feira e domingo, prometendo muita animação para os fãs do forró.
Capitaneada por Léo Macedo, a Estakazero recebe convidados especias no Bahia Café Hall nesta sexta-feira. Geraldo Azevedo e Margareth Menezes farão participação na noite, cantando ao lado dos anfitriões. Pela primeira vez em Salvador neste ano, o cantor e compositor pernambucano vai tocar sucessos da carreira e os marcantes frevos de sua autoria.

Geraldo Azevedo e Margareth Menezes são os convidados da banda Estakazero desta semana
Já Margareth promete animar o evento ao som do seu afro-pop. A festa, programada para começar às 22 horas, terá a decoração da vila junina inspirada no São João da cidade de Cachoeira, município localizado no Recôncavo Baiano que possui um dos mais tradicionais festejos juninos do Estado.
No mesmo dia, a Saia Rodada se apresenta na cidade, no forró do Matuto, no Clube do Baneb. Destaque da festa, o grupo do Rio Grande do Norte aproveita para lançar o seu quinto DVD, gravado no final do ano passado em Feira de Santana. Canções mais famosas da banda, como “Coelhinho”, “O que tem que ser será”, “Swing louco” e “Ponto final”, devem estar no repertório.
Para completar a grade da festa, que acontecerá mensalmente no clube do Costa Azul, a Tio Barnabé e Batifun misturam o pé-de-serra e o partido alto. O evento, que tem área coberta para cerca de 4.000 pessoas, conta com decoração junina e comidas típicas para garantir o clima de São João do interior.
No sábado, os fãs do forró também têm diversão garantida com o show da Colher de Pau no Trindade, na Pituba, a partir das 22h. Na apresentação, o grupo aposta em canções de grandes compositores e em composições próprias, como a nova música de trabalho “Linda Menina”, uma versão do sucesso internacional “I Gotta Feeling”, da banda Black Eyed Peas.
Alternativo – Para quem quer distância de festas juninas, o show de “O Círculo” é uma boa opção para este final de semana. Com vocalista novo, Roy, o grupo divide o palco com Enio e a Maloca e a banda Autoreverso no Groove Bar, nesta sexta-feira, às 22h. No intervalo dos shows, a festa fica por conta do DJ residente.

Com novo vocalista, grupo "O Círculo" apresenta novidades do segundo CD, no Groover Bar
Composto por Rafael Zumaeta (baixo), Thiago Gomes (bateria), Taciano Vasconcelos (guitarra) e Israel Jabar (teclados), o Círculo vai apresentar o segundo trabalho autoral, “Eu, Humano”. Também não faltarão músicas que fazem parte do primeiro CD do grupo “Estamos em Toda Parte”, lançado no final de 2007.
Enio e a Maloca, outra novidade do cenário pop local, que se prepara para lançar o segundo trabalho, fará show baseado no primeiro CD “Unidade Móvel”. O quarteto é composto por Enio (voz e guitarra), Gabriel Pettenatti, (guitarra), Victor Brasil (bateria) e Milton Pellegrini (baixo).
Teatro – Os espetáculos são boas opções para aqueles que querem aproveitar o final de semana com uma programação menos agitada. No total, são mais de 20 peças em cartaz, a maioria delas de comédia, nas principais salas da capital baiana. Algumas delas poderão ser conferidas somente até domingo, já que finalizam suas apresentações.
“Vassoura Atrás da Porta ou Quarto Número Nada”, com texto de Tássio Ferreira e com Edivânia Lima, Fernando Campos, Lucas Bertolucci e Mabelle Magalhães; e “Se Acaso Você Chegasse”, dirigida por Antônio Marques, são alguns dos espetáculos que podem ser assistidos até final de semana em Salvador. Já “Siricotico, Uma Comédia do Balacobaco”, dirigida por Fernanda Paquelet, prorrogou temporada.

"Siricotico, Uma comédia do Balacobaco" segue em temporada no Teatro Isba
Outro destaques da agenda é a peça “Avenida Q”, que faz curta temporada no Teatro Castro Alves (TCA), desta sexta-feira a domingo. Indicado a cinco categorias do Prêmio Shell, o espetáculo conta a história de Princeton, um jovem que se muda para Nova York cheio de grandes sonhos e pouco dinheiro.
Para a criançada, uma boa pedida é conferir “Donos da Terra”, do Projeto de Iniciação (PIM). Vencedor do prêmio Braskem nas categorias Melhor Peça Infantil e Melhor Diretor (João Gonzaga), o espetáculo faz sua primeira temporada a partir desta sexta, no Teatro Isba.
A montagem tem como base o somatório de diversos textos de importantes escritores brasileiros, a exemplo de Castro Alves, João Cabral de Melo Netto, João Ubaldo Ribeiro e Clarice Lispector. As obras são selecionadas pelo diretor e pelos atores mirins especialmente para o contexto da peça
As crianças que fazem parte do projeto, todas moradoras do bairro de Coutos, se revezam no palco entre as mais de 20 coreografias e citações dos textos do espetáculo, que faz um passeio pela cultura nordestina a bordo de uma embarcação imaginária.
Exposição – A visita a mostras também é indicada para quem não pretende passar os próximos dias dentro de casa, mas prefere uma programação mais tranquila. A cidade reúne mais de 30 exposições, fixas e temporárias, de diversos temas. Baianidade, culturas de outros países e homenagens a personalidades de destaque, como Carlos Marighella e Jorge Amado, são apenas alguns exemplos.
Para quem gosta de fotografia, uma boa pedida é conferir “Nos Jardins do Éden”, no Museu de Arte Moderna (MAM). Na mostra, Christian Cravo apresenta 47 fotografias da religiosidade no Haiti. O trabalho conta ainda com a projeção de um ensaio realizado após o tremor que atingiu o país no início deste ano.

Mostra homenageia o fotógrafo Mário Cravo Neto no Palacete das Artes
“Eternamente Agora – Um Tributo a Mário Cravo Neto” é outra mostra indicada para os amantes da arte de fotografar. A homenagem ao fotógrafo reconstrói seu estúdio e apresenta 33 fotos, coloridas e em preto e branco, no Palacete das Artes Rodin Bahia. A exposição pode ser conferida até o dia 6 de junho.