Os interessados em participar da quarta edição da Festa Literária Internacional de Parati (Flip) poderão adquirir os convites do evento a partir do dia 5 de julho. A organização do evento ainda não divulgou os locais onde os convites poderão ser comprados. Outras informações estão disponíveis no
site.
A festa ocorrerá de 09 a 19 de agosto e levará para Parati o britânicoJonathan Safran Foer ("Tudo se Ilumina"), sua mulher, Nicole Krauss ("A História do Amor"), o rapper anglo-jamaicano Benjamin Zephaniah, a mexicana Alma Guillermoprieto ("Samba"), o português Mário de Carvalho, o palestino Mourid Barghouti ("Eu Vi Ramallah") e os norte-americanos Edmund White ("Genet -Uma Biografia") e Lillian Ross ("Filme").
Idealizada em agosto de 2003, A FLIP já recebeu alguns dos grandes nomes da literatura mundial, a exemplo de Salman Rushdie, Ian McEwan, Martin Amis, Margaret Atwood, Paul Auster, Anthony Bourdain, Jonathan Coe, Jeffrey Eugenides, David Grossman, Lidia Jorge, Pierre Michon, Rosa Montero, Michael Ondaatje, Orhan Pamuk, Colm Toíbín, Enrique Vila-Matas, Jeanette Winterson e Marcello Fois.
Do Brasil, o evento recebeu figuras como Ariano Suassuna, Ana Maria Machado, Milton Hatoum, Millôr Fernandes, Ruy Castro, Ferreira Gullar, Luis Fernando Verissimo, Zuenir Ventura e Lygia Fagundes Telles. Chico Buarque e Caetano Veloso também já participaram.
Como todos os anos, a Festa homenageia um escritor importante para a literatura brasileira. O baiano Jorge Amado (1912-2001) será o prestigiado desta edição da Flip, que já homenageou nomes como o poeta e compositor Vinicius de Moraes (1917-1980) em 2003, João Guimarães Rosa (1908-1967) em 2004 e a romancista Clarice Lispector (1920-1977) em 2005.
A Festa Literária de Parati (FLIP) tornou-se a caçula da família de importantes festivais literários como Hay-on-Wye, Adelaide, Harbourfront de Toronto, Edimburgo e Mantua. Em um curto período, ficou conhecida como uma das principais festas literárias internacionais, reconhecida pela qualidade dos autores convidados, pelo entusiasmo do público e pela descontraída hospitalidade da cidade.