Até domingo, a cidade histórica de Paraty, no Rio de Janeiro, sintetiza o que se pode chamar de celebração à arte literária, reunindo 34 escritores nacionais e estrangeiros. A cidade sedia a 7ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), aberta na quarta-feira à noite com a conferência de Davi Arrigucci Jr. sobre o poeta Manuel Bandeira, o autor homenageado desta 7ª edição. A expectativa é que aproximadamente 20 mil pessoas circulem pelas ruas de paralelepípedo da cidade fluminense até o final do evento para discutir e consumir literatura.
O cantor e compositor brasileiro Chico Buarque, autor de Leite derramado , é a grande vedete desta sexta-feira, 03, na sessão Sequências Brasileiras, na qual ele e Milton Hatoum vão falar da visão peculiar que eles têm do Brasil revelada por meio da prosa em seus respectivos livros. Hatoum também participa, amanhã, de uma mesa redonda que discutirá sobre Euclides da Cunha, autor de Os Sertões.
Esta sétima edição da Flip conta com a presença de grandes intelectuais, como o jornalista Gay Talese, um dos inventores do “novo jornalismo”, e o cineasta e escritor franco-afegão Atiq Rahimi, vencedor do maior prêmio literário da França, o Goncourt, em 2008. Rahimi, deixou Cabul em meados da década de 1980, fugindo da guerra contra os soviéticos. Sua obra premiada foi Syngué Sabour: Pierre de Patience (Syngué Sabour: Pedra-de-paciência), um romance sobre a repressão sofrida pelas mulheres em seu país natal. Ele participará de uma mesa literária hoje pela manhã de sexta que tratará do tema “o avesso do realismo”.
Ano da França – Outra esperada mesa literária terá o inusitado encontro entre a artista plástica francesa Sophie Calle e o seu ex-namorado, o escritor Grégoire Boullier. O rompimento entre os dois foi o tema de uma das principais obras de Calle, que representou a França na Bienal de Veneza, em 2007.
A Festa Literária de Paraty foi incluída no calendário do Ano da França no Brasil e por esta razão reúne uma caravana de escritores franceses, que inclui, além de Sophie Calle e Atiq Rahimi, Grégoire Bouillier, Catherine Millet, dentre outros.
A mesa Entre quatro paredes, será estrelada por Sophie Calle – que ganhou repercussão internacional com o projeto Cuide de você (Prenez soin de vous), no qual ela convidou 107 mulheres para analisar e interpretar a carta de rompimento com Grégoire Boullier. Sophie vem ao Brasil também para o lançamento de seu livro Histórias Reais, pela Ediouro e para a abertura de sua exposição em São Paulo.
Ao seu lado, o ex-namorado Grégoire Bouillier, autor de L’invité mystére, que traz o relato de suas experiências durante o projeto de Sophie. Será a primeira vez que os dois aparecerão em público para discutir o episódio. A mesa será realizada amanhã, às 11h45.
No domingo, às 11h30, será a vez da mesa As sem-razões do amor, na qual a francesa Catherine Millet discutirá sua trajetória literária com a psicanalista brasileira Maria Rita Kehl. Catherine é a autora do autobiográfico A vida sexual de Catherine M., na qual aborda a sua própria sexualidade de forma escancarada e desprovida de pudores. Em 2008, ela publicou Dia de sofrimento, um reverso de seu primeiro livro: um relato de como foi dominada pelo ciúme ao saber das aventuras sexuais do marido. O livro será publicado no Brasil pela Editora Agir e Ediouro.
Euclides da Cunha – Na sexta também, a Flip lembra a importância do trabalho do escritor e jornalista Euclides da Cunha (1866-1909) na mesa O Mar e os Sertões, que marca as comemorações do centenário de morte do escritor. Da mesa vão participar os críticos literários Walnice Nogueira Galvão e Francisco Foot Hardman, além de Milton Hatoum, com mediação do Daniel Piza. Todos mantêm íntima ligação com o trabalho euclidiano.
Walnice, por exemplo, é autora de uma célebre edição comentada de Os Sertões. Hardman, além de ter estudado a fundo os ensaios amazônicos, agora aborda a poesia euclidiana. Hatoum defendeu uma tese de doutoramento sobre Euclides da Cunha.
Para ler a matéria na íntegra acesse a versão digital do jornal no endereço : http://atarde.com.br/acessoexclusivo/index.jsf .