Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) segue até este domingo, 18
O recôncavo baiano, neste sábado, 17, continuou como núcleo de discussão para importantes questões contemporâneas a partir do olhar da literatura. A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) segue até este domingo, 18, com uma intensa programação.
Na mesa de discussão "Os Desejos e os Limites do Estado" foram levantados importantes debates sobre a política contemporânea nacional. Com a presença da economista e escritora portuguesa Mariana Trigo Pereira e Flávio Morgenstern, autor do livro "Por Trás da Máscara" (editora Record), o bate-papo ficou marcado pela amistosa divergência de posicionamentos sobre o papel do Estado na economia.
Pontos de vista
Com mediação do escritor Aurélio Schommer, a mesa apresentou ideias liberais e importantes pensamentos sobre divisão de renda. Para Flávio, o mecanismo previdenciário brasileiro tende a quebrar por conta do envelhecimento da população. Ele ainda acredita que a corrupção e as disparidades de salários no sistema político do País são grandes problemas nacionais.
"O governo tira o máximo que pode da população e devolve umas migalhas para os pobres. Quem mais ganha, no final das contas, são os políticos", completou Flávio.
Para Mariana, autora do livro "Cuidar do Futuro - Os Mitos do Estado Social Português" ao lado de Pedro Adão e Silva, é importante um tipo de mecanismo econômico onde exista desconcentração de renda e modos mais igualitários de sobrevivência humana.
"A sustentabilidade financeira de um País sempre deve vir conjugada com sustentabilidade social", apontou Mariana, aplaudida pela plateia.