O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou hoje, com restrições, a aquisição das lojas do Grupo Sendas pela Companhia Brasileira de Distribuição (CBD), controladora do supermercado Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. A restrição imposta pelo Cade é a venda para um terceiro competidor de uma loja existente no município de Cabo Frio, onde os conselheiros consideraram muito alto o grau de concentração resultante da fusão.
A venda das lojas Sendas para o Pão de Açúcar ocorreu em dezembro de 2003 e, em 2004, as empresas assinaram com o Cade um acordo se comprometendo a não alienar lojas ou demitir funcionários até que fosse julgada a operação pelo plenário. No início do ano, o Conselho aprovou o negócio no Estado de São Paulo. A parte do Rio de Janeiro ainda passou por nova avaliação por haver desentendimento sobre o grau de concentração.
AdiamentoO Cade adiou hoje, mais uma vez, o julgamento da fusão das lojas de vendas online Americanas.com e Submarino. Segundo o conselheiro relator do processo, Luiz Prado, pela segunda vez o julgamento foi adiado por um pedido das empresas que alegaram terem ainda alguns detalhes da fusão para resolver. A compra da Submarino pela Americanas.com resultou na criação da B2W e foi anunciada em dezembro do ano passado.
Arquivamento O Cade arquivou o processo referente à proposta de compra do banco ABN Amro Real pelo banco inglês Barclays. Como o negócio já foi feito com outro proponente, o consórcio RBS, liderado pelo Royal Bank e formado ainda pelo espanhol Santander e o Fortis, a oferta do Barclays perdeu objeto.