O consumidor que deixou para a última hora a compra do veículo novo pode não encontrar o modelo desejado nas concessionárias da capital baiana. A corrida pelos últimos dias da alíquota reduzida do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), que subirá 1,5% a partir de 1º de outubro, elevou as vendas ao ponto de esgotar a disponibilidade de alguns modelos para pronta entrega. Se o consumidor tiver que encomendar o veículo, mesmo que antes do dia 30, e a compra for efetuada depois, ele não se beneficiará da isenção do IPI.
Nesta sexta, a professora Rita de Cássia Santos, 44 anos, foi a duas concessionárias e não encontrou o Fiat Siena, seu modelo favorito. “Eu ia deixar para trocar meu Siena, de 2007, por um novo só no final do ano, mas resolvi aproveitar os preços mais baixos agora. O problema é que não estou achando para pronta entrega”, disse. Para ela, a correria nos últimos dias do desconto se justifica. “Qualquer valor a menos na parcela faz diferença no final das contas”, avalia Rita.
O governo federal já sinalizou que não prorrogará novamente a redução do IPI, mas estabeleceu regras graduais para o retorno do imposto à alíquota inicial. Em outubro, os carros 1.0 passam a pagar 1,5% de IPI, enquanto os veículos entre 1.001 e 2 mil cilindradas, a gasolina, serão taxados em 8% (atualmente estão em 6,5%) e aqueles de mesma potência, mas abastecido a álcool, terão a cobrança de 6,5% (valor está em 5,5%).
Em novembro, os carros populares serão taxados em 3%, valor que sobe para 5% em dezembro e 7% em janeiro de 2010. Os veículos com potência de até 2.0, a gasolina, terão alíquota de 9,5% em novembro, 11% em dezembro e 13% em janeiro. Também até 2.0, mas a álcool, os próximos valores serão de 7,5%, 9% e 11%.
Na prática, um dos modelos mais procurados da Ford, o KA, que custa hoje cerca de R$ 23 mil, deve ganhar um aumento de R$ 345 a partir da próxima quinta-feira. Em 2010, o valor estará em torno de R$ 1.610 mais alto. Foi justamente essa economia que Dalila Lacerda, 34, obteve ontem ao adquirir um KA novo na Indiana Veículos. “Para mim esse é o melhor carro e agora está bem mais barato”, disse.
Os modelos 1.0 serão os mais difíceis de encontrar nos próximos dias. Na Eurovia, concessionária da Renault, o Sandero já não existe para pronta entrega e o Logan está nas últimas unidades. Até mesmo o Fiat Strada Cabine Dupla, que é 1.4, já estava esgotado na Cresauto. A concessionária, no entanto, garante que ainda possui Palio e Uno Mille no estoque. A Indiana Veículos afirma que os principais modelos, Fiesta e KA, ainda estão disponíveis.
Cuidados - A economista Fátima Ferreira, coordenadora da graduação em economia da Unifacs, alerta que é preciso cautela para comprar o carro novo. “É bom pesquisar os descontos e vantagens que cada concessionária oferece e comparar o que sai melhor. Geralmente à vista existem boas promoções”, recomenda.
Segundo ela, é mais vantajoso para o consumidor dividir a compra em um número maior de parcelas do que comprometer demais o orçamento com pagamentos muito onerosos. “É preciso ter uma folga para gastos emergenciais, comprar algum remédio, por exemplo, ou coisa do tipo. Se você compromete sua receita com uma parcela cara, é pior”, afirma Fátima.
Como será a desoneração da alíquota do IPI:
Até 30/09
Carros a gasolina 1.0 - 0%
De 1.0 a 2.0 - 6,5%
Mais de 2.0 - 25%
Carros a álcool/flex 1.0 - 0%
De 1.0 a 2.0 - 5,5%
Mais de 2.0 - 18%
Caminhões - 0%
Caminhonetes - 1%
Reboques e semirreboques - 0%
Motocicletas - 0%
1/10 a 31/10
Carros a gasolina 1.0 - 1,5%
De 1.0 a 2.0 - 8%
Mais de 2.0 - 25%
Carros a álcool/flex 1.0 - 1,5%
De 1.0 a 2.0 - 6,5%
Mais de 2.0 - 18%
Caminhões - 0%
Caminhonetes - 1%
Reboques e semirreboques - 0%
Motocicletas - 3,5%
1/11 a 31/11
Carros a gasolina 1.0 - 3%
De 1.0 a 2.0 - 9,5%
Mais de 2.0 - 25%
Carros a álcool/flex 1.0 - 3%
De 1.0 a 2.0 - 7,5%
Mais de 2.0 - 18%
Caminhões - 0%
Caminhonetes - 1%
Reboques e semirreboques - 0%
Motocicletas - 3,5%
1/12 a 31/12
Carros a gasolina 1.0 - 5%
De 1.0 a 2.0 - 11%
Mais de 2.0 - 25%
Carros a álcool/flex 1.0 - 5%
De 1.0 a 2.0 - 9%
Mais de 2.0 - 18%
Caminhões - 0%
Caminhonetes - 1%
Reboques e semirreboques - 0%
Motocicletas - 3,5%
Janeiro 2010
Carros a gasolina 1.0 - 7%
De 1.0 a 2.0 - 13%
Mais de 2.0 - 25%
Carros a álcool/flex 1.0 - 7%
De 1.0 a 2.0 - 11%
Mais de 2.0 - 18%
Caminhões - 5%
Caminhonetes - 8%
Reboques e semirreboques - 5%
Motocicletas - 3,5%