A taxa de emprego e desemprego da Região Metropolitana de Salvador permaneceu estável no mês de fevereiro (19,4%), segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 25, pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em conjunto com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
Foi a menor taxa registrada na região desde 1988, quando as pesquisas começaram a ser feitas pela SEI e Dieese. No mesmo período de 2008, a taxa verificada foi de 20,9%. A redução já vinha sendo constatada nas pesquisas divulgadas no decorrer do ano passado.
O percentual da Região Metropolitana de Salvador destoa do resultado geral das Regiões Metropolitanas pesquisadas (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Recife), que tiveram um aumento no número de desempregados de 0,8%, passando de 13,1% em janeiro para 13,9% em fevereiro. Apesar do resultado, a cidade continua com a maior taxa de desemprego entre as seis localidades estudadas.
Segundo os resultados da pesquisa divulgada nesta quarta, o contingente de desempregados ficou em 354 mil, o mesmo do mês anterior. Os setores mais afetados pelo desemprego foram os do comércio e servico. Já os da indústria e construção civil foram aqueles que seguraram a taxa.
*Com informações de João Pitombo, do A TARDE