Pessoas com dificuldade para fazer os cálculos e o preenchimento da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2010, referente ao exercício fiscal de 2009, podem contar com o apoio de instituições de ensino superior da capital baiana, que estarão em shoppings e nos campi das instituições para auxiliar a população. Há também cursos a baixo custo para quem estiver interessado em aprender ou se atualizar sobre o IRPF. O prazo final para a declaração é 30 de abril.
O Centro Universitário Estácio/FIB montará estande no Salvador Shopping de hoje até o dia 29, com atendimento gratuito feito por cerca de 80 estudantes do curso de ciências contábeis, acompanhados por professores e coordenadores. A única exigência é que a declaração não ultrapasse o teto de R$ 120 mil. No Shopping Center Lapa, estudantes e professores do curso de ciências contábeis da Faculdade Dom Pedro II também participam, de hoje até o dia 28, na ação com a finalidade de orientar os contribuintes.
Os interessados podem comparecer de segunda a sábado, das 9 às 21h, no 1º piso do shopping, levando adeclaração de IRPF do ano anterior, com recibo de entrega, além do informe de rendimentos e de despesas gastas contendo CNPJ das pessoas jurídicas e CPF das pessoas físicas envolvidas. Quem trabalha durante o dia e não tem como ir para os shoppings pode obter orientação gratuita, à noite, em Pituaçu, no Núcleo de Pesquisa do curso de ciências contábeis da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), de segunda a sexta (exceto feriados), das 18h30 às 21h30.
Curso - Por R$ 28, pode-se fazer um curso para aprender a fazer a declaração do IRPF. Esta éuma oportunidade de saber as novas regras para a declaração do imposto, publicadas no Diário Oficial da União no início deste mês. Promovido pela Faculdade Maurício de Nassau, a oficina terá uma edição no próximo sábado
(17), das 14h às 18h, em Patamares, com carga horária total de 12h.