Com o desligamento do sinal analógico de televisão em Salvador e em outros 19 municípios do entorno, os sinais de internet 4G para smartphones devem sofrer impactos positivos quando usados em ambientes fechados.
Segundo o presidente da Anatel, Juarez Quadros, isso acontecerá porque a faixa de frequência 700 MHz, hoje ocupada pelas emissoras de TV, ficará livre para o uso pelas empresas de telefonia, o que beneficia o desempenho dos pacotes de dados móveis em residências, escritórios e outros ambientes fechados.
“As faixas de frequência mais baixas são melhores, porque permitem mais penetração do sinal nos prédios”, explica o presidente da Anatel, detalhando que, atualmente, as empresas de telefonia ocupam uma faixa alta, de 2,5 GHz. Mais: a liberação da faixa de 700 MHz desafogará a faixa de 2,5 GHz, o que também vai impactar positivamente no serviço telefônico.
Sem detalhar prazos, o gestor informou que o efeito poderá ser sentido pelo usuário após um período de “mitigação de interferência”.