Adab fiscaliza as propriedades
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) é responsável no estado pela execução do Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos, coordenado por Sérgio Vidigal Guimarães Barreto.
Ele explica que cabe à Adab a realização da vigilância sanitária ativa e passiva, principalmente no combate à peste suína clássica (PSC ), que, felizmente, nunca foi detectada no território baiano.
A Bahia é um dos 13 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, declarados pela Instrução Normativa nº 01, de 4/1/2001, do Ministério da Agricultura e Pecuária, como zona livre de PSC, acrescenta Sérgio Vidigal.
Na Bahia são vistoriadas 320 propriedades, obrigadas pelo Ministério da Agricultura a ter um médico veterinário como responsável técnico. Nestas são colhidas amostras de sangue. Em 2012 foram coletadas 655 amostras. Este ano foram 896 até o momento.
Orientações
No âmbito da campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína” a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) elaborou o “Manual Brasileiro de Cortes Suínos” que pode ser acessado no link www.abcs.org.br/manual- de-cortes.
O volume inclui informações sobre as qualidades nutricionais da carne de suíno, estrutura da carcaça e como é possível obter mais de 100 diferentes cortes. O manual é destinado a profissionais ligados direta e indiretamente ao setor de alimentação.
O manual explica que as carnes devem ter boa procedência, aparência, cor do vermelho ao meio rosada e odor fresco e agradável. Apesar de macia, os cortes devem se feitos na tranversal, perpendicular as fibras.
Entre os principais cortes estão: coxão-mole, alcatra, filet mignon, copa-lombo, lombo, coxão-duro, fraldinha, costela, pertences, osso buco, suã e joelho.