Jair Mendonça Jr.
Sobre as ações de incentivo à conscientização ecológica nas escolas estaduais, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) informa que desenvolve ações estratégicas, como a formação em educação ambiental para professores, gestores e estudantes-monitores.
"Além disso, incentivamos a participação da comunidade escolar em ações, programas e em fóruns, para a construção de propostas. Como, exemplo, há o projeto Papa-Pilha, onde estudantes da Escola Santa Ângela, em Ilhéus, recolhem pilhas e as encaminham para a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)", destaca Fábio Barbosa, coordenador de educação ambiental e saúde da SEC.
Segundo Barbosa, 1.500 estudantes do Colégio Estadual Landulfo Alves, em Água de Meninos (Salvador), participam do Projeto Sustentabilidade, que busca contribuir para uma mudança de atitude, incentivando a reciclagem e o reaproveitamento do lixo gerado pela merenda escolar servida diariamente.
Transversalidade
Nas escolas da rede municipal, de acordo com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), o trabalho educativo é desenvolvido de forma transversal dentro do currículo escolar, envolvendo a implementação de projetos por iniciativa das escolas, do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico e os projetos de parceiros externos, que atuam na área.
O projeto Sementes do Amanhã: Tecnologias Sustentáveis na Produção de Hortas Urbanas nas Escolas, por exemplo, visa ao comprometimento da comunidade escolar com a geração de conhecimentos práticos para a produção de alimentos saudáveis, por meio de hortas e também com a realização de compostagem.
A Secretaria Municipal da Educação destaca ainda o Projeto Edukatu, em parceria com o Instituto Akatu, que tem como objetivo incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente entre professores e alunos do ensino fundamental de escolas em todo o Brasil.
Para isso, faz uso de uma plataforma digital de educação a distância na qual os professores e alunos acessam conteúdos com a temática, participam de debates e compartilham conhecimento.