O sistema tem por objetivo contribuir, significativamente, para a redução da evasão escolar, evitando situações de vulnerabilidade social a que ficam expostas crianças e adolescentes por todo o país | Foto: Reprodução|Youtube
Em outubro deste ano, o pai de uma aluna da rede pública de ensino do interior de São Paulo enviou uma mensagem para a Plataforma 'Escola do Futuro' informando que salvou a filha de uma tentativa de estupro através de comunicado emitido pelo aplicativo.
Na mensagem, o pai que não quis se identificar, agradece ao sistema por informar a ausência da filha, na escola. Sendo assim, ele relata o ocorrido.
“Quero muito agradecer os profissionais desta empresa, fazendo este sistema de chamada nas Escolas, porque salvou minha filha de ser estuprada. Numa segunda-feira que chovia bastante, era bem cedinho de manhã e me chegou um SMS no celular dizendo que minha filha não tinha ido pra escola, que não estava na aula. Como eu vi ela saindo de casa fiquei muito preocupado. Liguei na escola e disseram que ela não tinha ido. Sei que ela não mata aula, ela é muito esforçada. Nervoso, saí de moto e comecei a rodar. Aqui tem ruas mais vazias, que passa pouca gente. Quem é da cidade conhece os lugares de risco que tem. Reconheci ela de longe pelo guarda chuva, que tem uns desenhos. Estava no final de uma rua comprida, andando com um homem colado, lado a lado. Acelerei pra cima. O desgraçado começou a correr. A menina chorava muito e gritou que ele estava armado. Pra eu não ir atrás. Só Deus sabe o que eu passei! Ela subiu na garupa e fomos pra casa. Ela me disse que um dia tinha visto esse homem parado em uma rua no caminho da escola. Que ele ficou olhando. O monstro já estava marcando minha filha. Se não fosse a mensagem no celular, me avisando que ela não tinha chegado, nem quero pensar no que tinha acontecido. Não sei se ela estaria mais aqui. Minha filha disse que é um aplicativo que as professoras usam no começo da aula, pra fazer a chamada. Descobri o nome da empresa de vocês falando com uma das professoras, e entrei no site para escrever. Para agradece. Não tem mais lugar seguro neste país, aqui já foi muito tranquilo, mas a droga e o crime só estão aumentando em tudo que é canto. Torço muito pra esse sistema ir para mais escolas e cidades. Parabéns para todos os profissionais da empresa e que Deus abençoe seus caminhos” (SIC). Mensagem anônima em 13 de outubro de 2019.
O sistema foi desenvolvido por Renato Cascardi, analista de sistemas e fundador da INFOTECH Tecnologia. Criado para combater o abandono escolar, que tem o Brasil como primeiro lugar entre os países do Mercosul, segundo o IBGE, o aplicativo não precisa de nenhum equipamento específico ou acesso à internet. Sendo assim, a adesão da rede privada e, principalmente, pública fica ainda mais viável.
“Precisamos estreitar a relação escola-família que está bastante perdida e que pode salvar muitos jovens da criminalidade e de situações de violência ao estarem fora das escolas”, conta o empreendedor.
O sistema gera, ainda, integração com a cozinha da escola a respeito de quantos alunos faltaram naquele dia, evitando desperdício de refeições; alunos também podem ter acesso a conteúdo educacional; pais podem acessar boletins e comunicados gerais, entre outros benefícios.