Credenciamento será feito pela Embrapii com apoio do MEC | Foto: Divulgação
Dos 17 grupos de pesquisa pertencentes a universidades federais credenciados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), 11 foram selecionados para receber cerca de R$ 30 milhões para investir em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) voltados a atender demandas do setor industrial.
Segundo informações do Educa Mais Brasil, aproximadamente 530 estudantes serão beneficiados pela iniciativa, que conta com apoio do Ministério da Educação (MEC). Os novos grupos foram escolhidos dentre as 37 propostas apresentadas e se juntam a seis grupos já credenciados e vinculados às universidades federais (UFRGS, UFSC, UFRJ, UFMG, UFU, UFCG).
As áreas de desenvolvimento dos projetos incluem Energias Renováveis, Fibras Florestais, Sistemas Embarcados, Geotecnologia e Agronegócio, Inteligência Artificial, Computação Industrial, Materiais Avançados/Nanomateriais, Computação Industrial, Robótica Inteligente, Sistemas Veiculares e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
O programa prevê a participação de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos Embrapii, no modelo hands-on, que permite o aprendizado a partir da experiência real, atuando em projetos de pesquisa aplicada com a indústria.